24 de julho de 2025
O International Ethics Standards Board for Accountants (IESBA) publicou o documento Firm Culture and Governance: Summary of Feedback from Global Roundtables, que reúne as perspectivas de participantes das seis mesas redondas globais realizadas no início deste ano como parte do projeto sobre Cultura e Governança Corporativa (FCG, na sigla em inglês) do Conselho.
As mesas redondas aconteceram em Nova York, Melbourne, Bruxelas e Kuala Lumpur, além de sessões virtuais voltadas para a África e América Latina. Ao todo, reuniram 168 participantes de diversas comunidades globais — reguladores, investidores, formuladores de normas, profissionais da contabilidade, organizações profissionais e representantes do meio acadêmico. As discussões se concentraram em oito elementos essenciais para a promoção de uma cultura ética nas firmas: liderança ética; supervisão e governança; contribuições independentes; responsabilização; incentivos e recompensas; abertura ao diálogo e questionamento; educação e treinamento contínuos; e transparência em relação ao desempenho ético.
Essas mesas redondas fizeram parte do esforço contínuo do IESBA para garantir que seu processo decisório seja informado por uma representação ampla e equilibrada de todas as partes interessadas relevantes, conforme seu mandato de servir ao interesse público por meio do estabelecimento de normas globais de ética — incluindo normas de independência — para a profissão contábil. A publicação deste relatório reflete o forte compromisso do IESBA com a transparência e a escuta ativa do feedback das partes interessadas — aspectos essenciais para fortalecer a confiança entre todos os envolvidos na construção dos mais elevados padrões éticos da profissão.
Os insights obtidos a partir dessas discussões contribuíram diretamente para a decisão recente do IESBA de manter seu firme compromisso com ações concretas voltadas à abordagem das dimensões culturais e de governança dentro das firmas de contabilidade, reconhecendo seu impacto crítico no comportamento ético. Esses aprendizados também orientarão os próximos passos do Conselho, conforme destacado em recente comunicado da entidade, incluindo:
Para acessar a publicação, visite:
Cultura e Governança Corporativa – IESBA | Resumo do Feedback das Mesas Redondas Globais | Conselho de Ética
Fonte: Comunicação IESBA
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.