4 de julho de 2025
O Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil acompanha com atenção o desfecho do processo de audiência restrita promovido pela B3 a respeito das propostas de evolução do regulamento do Novo Mercado.
Reconhecemos a relevância do processo conduzido pela B3, que contou com ampla participação de companhias abertas, investidores e entidades do mercado. Iniciativas dessa natureza contribuem significativamente para o fortalecimento e o amadurecimento do mercado de capitais brasileiro.
O resultado da votação, que rejeitou todas as propostas, reflete o processo de deliberação promovido pela B3. Apesar disso, lamentamos que nenhuma das propostas tenha sido acatada, principalmente considerando o esforço coletivo de diversos agentes do mercado na promoção de um debate qualificado sobre o aprimoramento das práticas de governança.
O Ibracon participou das etapas de consulta pública com contribuições técnicas principalmente relacionadas à confiabilidade das demonstrações contábeis e à asseguração da efetividade dos controles internos, convergentes com os avanços regulatórios globais.
O Novo Mercado é reconhecido por congregar companhias que adotam padrões elevados de governança, transparência e controle, e entendemos que as propostas apresentadas buscavam justamente reforçar esses pilares.
Reiteramos que o aprimoramento da governança corporativa é um processo contínuo. Seguimos à disposição para colaborar, de forma construtiva e técnica, em futuras iniciativas que visem à evolução do ambiente regulatório e ao fortalecimento da confiança no mercado.
Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.