Ibracon Tax Summit é destaque em matéria da Capital Aberto sobre desafios da reforma tributária - Ibracon
A
A
Balde
Teclado

Ibracon Tax Summit é destaque em matéria da Capital Aberto sobre desafios da reforma tributária

17 de abril de 2025

Evento teve início no último dia 15 e seguirá com mais dois painéis no dia 23 de abril

O Ibracon Tax Summit, que teve início no último dia 15, foi destaque em matéria da Capital Aberto, assinada pela jornalista Amanda Meneses, com o título “Transição da reforma tributária é desafio para empresas e pode comprimir as margens”.

O texto destaca os debates que ocorreram durante o evento, com foco na necessidade de as empresas se adaptarem antecipadamente para evitar impactos financeiros significativos. Executivos e especialistas alertaram que a falta de revisão na formação de preços e na estrutura dos contratos pode comprometer a rentabilidade dos negócios durante a transição para o novo sistema tributário.

Entre os pontos abordados, estão as dificuldades relacionadas ao novo modelo de Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que unifica tributos como PIS, COFINS, ICMS e ISS, além da preocupação com o “split payment” e os efeitos da alíquota elevada sobre o fluxo de caixa. Marcio Schuch, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande so Sul (CRCRS), e Maria Isabel Ferreira, sócia de Tax em firma de auditoria associada, reforçaram que é urgente revisar contratos, processos e sistemas.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui. É necessário ser assinante da Capital Aberto.

Ibracon Tax Summit

Nos dias 15 e 23 de abril, no período da manhã, o Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil promoverá a primeira edição do Ibracon Tax Summit, evento voltado para a discussão de temas tributários e seus impactos na atividade de Auditoria Independente. A iniciativa reunirá especialistas para debater as principais mudanças e desafios do cenário fiscal, contribuindo para o aprimoramento das práticas contábeis e regulatórias no país.

Para mais informações e inscrição, clique aqui.

Por Comunicação Ibracon