|
SEMINÁRIO IFRS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS - 4 DE MAIO - RIO DE JANEIRO
O Brasil, aderindo à tendência mundial, começa a exigir a aplicação das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) das empresas brasileiras a partir de 2010. Esta exigência não está restrita a grandes empresas, companhias abertas e instituições financeiras, mas, também, a pequenas e médias empresas que, mesmo sendo de capital fechado, estejam obrigadas pelo Código Civil, a apurar suas demonstrações anuais. O padrão IFRS é adotado, atualmente, por cerca de 110 países e, aproximadamente, por 100 milhões de pequenas e médias empresas no mundo. Diante dessa realidade, é importante que, no Brasil — onde 99% das companhias são micros, pequenas e médias empresas —, os empresários desses segmentos estejam conscientes da necessidade e, principalmente, das vantagens de se manter a contabilidade de acordo com as normas internacionais. A adoção do IFRS para as PMES migrará de uma situação de informalidade para um padrão de transparência contábil de alto nível.
O evento está sendo realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Ibracon - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, IASB - International Accounting Standards Board, Fenacon - Federação nacional das empresas de serviços contábeis, Sebrae - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Objetivo O evento tem como objetivo conscientizar a importância da Contabilidade convergida às Normas Internacionais (Internacional Financial Reporting Standards – IFRS) no controle da situação econômica e financeira das empresas, facilitando a administração dos negócios. Público-alvo Pequenos empresários, universidades e instituições ligadas ao segmentos das PMES.
|

|
|
PROGRAMAÇÃO |
|
9h |
Welcome coffee |
|
9h30min |
Solenidade de Abertura
Presidente do CFC - Juarez Domingues Carneiro Presidente do BNDES - Luciano Coutinho Presidente do Conselho de Administração do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Pedro Melo Presidente da Sebrae Nacional, Paulo Okamoto Presidente Fenacon, Valdir Pietrobon |
|
10h |
Painel 1 - “Por que o Brasil está adotando os IFRS?” Moderador: Roberto Teixeira da Costa Amaro Gomes (Diretor do IASB) Prof. Nelson Carvalho (CPC) |
|
10h40min |
Perguntas e Respostas |
|
11h |
Palestra Principal: " IFRS para PMEs" Paul Pacter – Diretor do IASB para PMEs |
|
12h |
Perguntas e Respostas |
|
12h30min |
Almoço-livre |
|
14h30min |
Painel 2 - "Principais impactos da adoção do IFRS para PMEs Moderador: Prof. Eliseu Martins - Ex-diretor da CVM - (a confirmar) Fernando Mombelle – Coordenador-Geral de Tributação da Secretaria da Receita Federal do Brasil Representante da Sesur – Secretaria de Ensino Superior (a definir) Secretário-Executivo do Ministério da Fazenda –Nelson Machado (a confirmar) |
|
15h30min |
Perguntas e Respostas |
|
16h |
Coffee break |
|
16h30min |
Apresentação do projeto de treinamento em IFRS para PMEs - Vania Borgerth | |
|
VAGAS LIMITADAS!!! |
|
INSCRIÇÕES GRATUITAS! Clique aqui |
|

|
|