IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Início Loja Virtual TV Ibracon Fale Conosco

Notícias > Notícias do Ibracon

Segunda-feira, 13 de Dezembro de 2021

Aos 50 anos, Ibracon lança nova marca e inicia novo capítulo de sua história

Com nova marca, Ibracon dá início a um novo capítulo na sua forma de interagir e se comunicar com a sociedade e com seus stakeholders.

Tamanho do Texto: a A

Na noite do primeiro dia da 11ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil, teve início a cerimônia de celebração dos 50 anos do Ibracon.

“Completar 50 anos de existência, de modo atuante e ativo, defendendo os interesses da auditoria independente, ao mesmo tempo em que atua com foco no interesse público, em prol da sociedade e do desenvolvimento sustentável do país é motivo de muito orgulho”, iniciou Juliana Rosa, jornalista e comentarista de Economia do Grupo Bandeirantes, que atuou como mestre de cerimônias do evento.

“E nada melhor do que celebrar esse marco ao lado dos associados, dos auditores independentes, das entidades congraçadas da profissão, de membros da academia, dos órgãos reguladores, da imprensa, dos colaboradores, dos voluntários técnicos e das pessoas que passaram pelo Ibracon deixando importantes contribuições para chegarmos até o dia de hoje”, ressaltou.

Antes de passar a palavra para o presidente do Ibracon, Valdir Coscodai, Juliana Rosa anunciou que “hoje, 13 de dezembro de 2021, um novo capítulo na história do Ibracon tem início, e vocês acompanharão em primeira mão os primeiros passos jornada que seguirá sendo construída ao longo de 2022 com muitas novidades”.

Nova marca

Os primeiros passos começam com uma nova marca. Valdir Coscodai ressaltou que a nova marca é fruto de toda a trajetória percorrida ao longo deste ano. “Tudo começou com uma pergunta simples”, explicou. “Mas quando você faz uma pergunta simples e recebe uma resposta difícil, é necessário lidar com ela”, declarou.

A “pergunta simples” mencionada por Coscodai foi: “de que forma o Ibracon se comunica?”. E a partir dessa pergunta uma jornada de aprofundamento que envolveu pesquisa, Branding, estratégia, parceiros, apoiadores, Superintendência, Diretoria, Conselho de Administração, firmas de auditoria associadas e seus líderes de Comunicação, mostrou que o entendimento sobre como o Ibracon se comunicava passava pela percepção de sua marca, “pela representação visual do que somos, mas também, de como o Ibracon quer ser visto”, ressaltou o presidente.

Foi então contratada uma empresa especializada em Branding e outra em Pesquisa e Estratégia, com ampla participação de associados e demais stakeholders durante o processo de pesquisa para o desenvolvimento da nova marca, que, segundo Coscodai, é o ponto de partida para escrever uma nova página muito relevante na história do Ibracon.

Principais mudanças

A nova marca será a energia que precisamos para os próximos 50 anos. Com uma releitura fielmente inspirada na versão original do logo Ibracon, o novo logo rejuvenesceu a marca, mantendo o estilo inconfundível pelo qual já é reconhecida pelo público, porém, de forma mais moderna e atual. Trouxe uma tipografia mais encorpada, que representa com robustez e solidez a marca, destacando o ‘visto’ com um elemento visual importante ao juntar o passado e o futuro da instituição. Por fim, e não menos importante, o uso do violeta ressalta a criatividade e a imaginação. Por outro lado, representa sucesso, nobreza, riqueza e se associa à sabedoria e ao respeito. Hoje, representa marcas e serviços criativos, inteligentes e imaginativos, e, a partir de agora, representa o nosso Ibracon.

Mais uma mudança sutil foi na assinatura da marca, que passa a ser Instituto de Auditoria Independente do Brasil. Sutil, e relevante ao trazer a representatividade do setor. O Ibracon Continuará a ser o porta-voz dos profissionais de auditoria independente; e agora, teremos um papel ainda mais relevante, que é reforçar o advocacy do setor de auditoria independente.

Neste sentido, o novo Ibracon já nasce completamente alinhado com as Bandeiras da Profissão, lançadas pelo Instituto no início de dezembro.

Conheça o Manifesto da nova marca, clicando aqui.

Orquestra apresentou-se no final do evento

Assim, uma nova marca e uma série de iniciativas em curso dão início a uma nova fase do Ibracon, que chega aos 50 anos pleno de energia para implementar mudanças e consolidar, com ainda mais ênfase, a relevância da Auditoria Independente para o mercado e a sociedade brasileira.

Após a apresentação da nova marca, teve início uma apresentação da Orquestra Filarmônica de Paraisópolis, sob a regência do Maestro Paulo Rydlewski.

Por Comunicação Ibracon
 

Próximos cursos

Fechar [X]

Indicar a um amigo!

Fechar [X]

Enviar a um amigo!