IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Início Loja Virtual TV Ibracon Fale Conosco

Notícias > Notícias do Ibracon

Sexta-feira, 10 de Setembro de 2021

5ª Seção Regional do Ibracon e CRCSP promovem Painel sobre Controle de Qualidade

.

Tamanho do Texto: a A

O Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil participou do Painel Interativo: Controle de Qualidade. O evento, promovido pela 5º Seção Regional do Ibracon e pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), foi realizado na última quarta-feira, 8, em formato online com transmissão ao vivo no canal do CRCSP no Youtube, com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e do Ibracon Nacional.

Pelo Ibracon participaram, o presidente da Diretoria Nacional, Valdir Coscodai; o presidente da 5º Seção Regional, Marco Fabbri; e a diretora Técnica do Ibracon Nacional, Carla Bellangero.

O evento contou com as falas iniciais dos presidentes Valdir Coscodai (Ibracon Nacional), Marco Fabbri (5º Seção Regional do Ibracon) e José Donizete Valentina (CRCSP), ressaltando a importância do tema: Controle de Qualidade.

“O tema deste Painel é muito importante, fato que justifica o apoio do Ibracon Nacional e do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), além das entidades contábeis congraçadas do Estado de São Paulo. A atualização do modelo de Qualidade, que antes tinha um enfoque no Controle e, agora, passa a focar em sua Gestão, implica avanços, desafios e oportunidades no âmbito das firmas de auditoria independente, que certamente serão tratados com propriedade pelos profissionais aqui presentes” declarou Coscodai.

Em sua fala, Fabbri, também aproveitou a oportunidade para enfatizar a relevância do tema, a participação do público e a presença dos debatedores na ocasião.


“Neste painel interativo estamos tratando sobre um tema de extrema importância no âmbito de controle de qualidade que é um dos itens de grande relevância para garantir a confiabilidade e credibilidade no serviço de auditoria”, concluiu José Donizete.

O Painel

O painel contou com as participações de Carla Bellangero, diretora Técnica do Ibracon Nacional; Idésio Coelho, vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e membro do Board da International Federation of Accountants (IFAC); Wander Pinto, conselheiro do CRCSP e José Luiz Ribeiro de Carvalho, conselheiro e coordenador da I Câmara de Fiscalização do CRCSP.

Idésio Coelho iniciou sua apresentação com dados sobre a NBC PA 1 (R1), equivalente à ISQM 1, que trata das responsabilidades para projetar, implantar e operar um sistema de gestão de qualidade para auditoria ou análises financeiras. 

O painelista fez questão de ressaltar a minuta de norma NBC PA 01 (R1) – Controle de Qualidade para firmas (pessoas jurídicas e físicas) de auditoria que foi disponibilizada pelo CFC para comentários até o dia 27 de setembro. 


Na sequência, Carla Bellangero, apresentou uma visão geral sobre o Controle de Qualidade nas firmas de auditoria, passando pelos componentes do Sistema de Gestão da Qualidade, escopo da norma International Standard on Quality Management (ISQM) 1, papel da liderança das firmas e requisitos técnicos relevantes.

Carla também abordou o Programa de Implementação da ISQM 1 - Gestão da Qualidade na Auditoria do Ibracon que já teve seu módulo 1 - Introdução da Qualidade concluído e que deverá avançar em 2022.

Marco Fabbri e José Luiz Ribeiro de Carvalho, conduziram as perguntas do público aos painelistas.

Sobre a norma ISQM 1

A partir de 15 de dezembro de 2022, passa a vigorar a norma internacional de Gestão da Qualidade voltada às firmas de auditoria independente. Denominada International Standard on Quality Management (ISQM) 1, uma atualização da International Standard on Quality Control (ISQC), da Federação Internacional de Contadores (IFAC, na sigla em inglês), a norma prevê uma abordagem de Gestão da Qualidade integrada e interativa e com foco em gestão de riscos a partir, também, de importantes mudanças no nível das firmas e dos trabalhos executados por ela.

Por Comunicação Ibracon.
 

Próximos cursos

Fechar [X]

Indicar a um amigo!

Fechar [X]

Enviar a um amigo!