IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Início Loja Virtual TV Ibracon Fale Conosco

Notícias > Notícias do Ibracon

Sexta-feira, 03 de Setembro de 2021

Ibracon participa do XVIII Seminário Internacional CPC – Normas Contábeis Internacionais

.

Tamanho do Texto: a A

O Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil participou do XVIII Seminário Internacional do Comitê de Pronunciamentos Contábeis – Normas Contábeis Internacionais. O evento, promovido pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) com o apoio das entidades-membro, como o Ibracon, ocorreu durante os dias 1 e 2 de setembro em formato online.     

Pelo Ibracon, participou da programação o diretor de Comunicação e coordenador de Relações Institucionais do CPC, Rogério Mota.

Mota atuou como moderador do painel: Destaques do IASB, com palestra de Tadeu Cendón, membro do Board do International Accounting Standards Board (IASB). 


 A programação do Seminário Internacional CPC tem o objetivo de proporcionar uma visão prática do atual estágio de adoção das IFRS no Brasil e das mudanças mais relevantes que estão em andamento conforme a agenda do IASB e do CPC.

Demonstrações Financeiras Primárias, ESG - evolução e reflexos na contabilidade e combinações de negócios com foco em Combinações de Entidades sob Controle Comum e Revisão pós-implementação das IFRS 10, 11 e 12 fizeram parte da agenda do evento.

Abertura

A abertura do evento foi conduzida pelo presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda. O presidente do CFC falou sobre os 16 anos de criação do CPC; informou sobre as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs) que estão em processo de edição e de revisão atualmente, destacando as novas normas para micro e pequenas empresas que deverão ser aprovadas ainda este ano; convidou as firmas de auditoria para se registrarem no Cadastro Nacional de Auditores Independentes Pessoa Jurídica (CNAI-PJ); comentou sobre o aperfeiçoamento das normas de auditoria do setor público; destacou a importância da emissão da norma Comunicado Técnico Geral (CTG) 09 – Relato Integrado; abordou a importância do Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC); e, convidou os participantes do seminário a se inscreverem na XXXIV Conferência Interamericana de Contabilidade (CIC), que vai ocorrer em outubro.

Homenagem

Hans Hoogervorst, ex-presidente do IASB, que completou seu segundo mandato de cinco anos em junho de 2021, foi homenageado durante o evento.

Haroldo Reginaldo Levy Neto, coordenador geral do Seminário conduziu a homenagem com as participações de Amaro Gomes, ex-membro do Board do IASB e Edison Arisa, Coordenador Técnico do CPC e presidente da Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis (FACPC).

Antes de tornar-se o presidente do IASB, Hans ocupou diversos cargos públicos em seu país, a Holanda: teve três mandatos como membro da Câmara dos Representantes, um cargo equivalente ao dos nossos deputados federais; foi secretário de Estado para Assuntos Sociais e Emprego, ministro das Finanças e da Economia e Política Climática, exercendo os dois cargos simultaneamente durante alguns meses, e ministro da Saúde, do Bem-Estar e dos Esportes, função que exerceu durante quatro anos. Também presidiu a Autoridade Holandesa para Mercados Financeiros (AFM) e foi presidente e vice-presidente da Organização Internacional de Valores Mobiliários (IOSCO), organizações que regulam os mercados mundiais de valores mobiliários e futuros. Hoogervorst é formado e pós-graduado em Estudos Internacionais pela Escola Paul H. Nitze, da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, Maryland (EUA).

Por Comunicação Ibracon
 

Próximos cursos

Fechar [X]

Indicar a um amigo!

Fechar [X]

Enviar a um amigo!