IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Início Loja Virtual TV Ibracon Fale Conosco

Notícias > Notícias do Ibracon

Quarta-feira, 28 de Julho de 2021

Aberta Consulta Pública do IAASB para proposta de nova norma para auditorias de demonstrações financeiras de entidades de menor complexidade

IAASB

Tamanho do Texto: a A

Nova norma proposta para atender às necessidades do mercado

Na última sexta-feira, 23, o International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB) publicou uma minuta de exposição de sua nova norma para auditorias de demonstrações financeiras de entidades de menor complexidade. Esta nova norma responde às demandas de ter um conjunto de requisitos de alta qualidade sob medida para as necessidades de entidades de menor complexidade. A nova norma para essas auditorias de demonstrações financeiras fornecerá uma abordagem globalmente consistente em um momento em que várias normas para entidades de menor complexidade ou iniciativas relacionadas estão surgindo. A divulgação da minuta de exposição faz parte de um esforço mais amplo para reduzir a complexidade, melhorar a compreensibilidade e tornar as Normas Internacionais de Auditoria (ISAs) mais escalonáveis e proporcionais às circunstâncias das entidades auditadas.

“Entidades menores e menos complexas desempenham um papel vital na economia mundial. O IAASB priorizou a abordagem das necessidades das partes interessadas que representam essas entidades nos últimos dezoito meses”, disse o presidente do IAASB, Tom Seidenstein. “O objetivo de nossa nova norma proposta é focar apropriadamente o trabalho dos auditores por meio de requisitos projetados para serem proporcionais à natureza e circunstância típicas de entidades de menor complexidade. Não estamos comprometendo a qualidade da auditoria.”

A norma é relevante para usuários de demonstrações financeiras e responsáveis pela governança de entidades, preparadores de demonstrações financeiras, autoridades legislativas ou regulatórias, órgãos com autoridade normativa, organizações profissionais de Contabilidade, acadêmicos, reguladores e órgãos de supervisão de auditoria e auditores e firmas de auditoria, entre outros.

Para enviar comentários, clique aqui. O prazo se encerra em 31 de janeiro de 2022.

O Exposure Draft também estará disponível em francês e espanhol no início de setembro de 2021. O IAASB também está planejando um plano de divulgação na norma para o final de agosto de 2021.

Fonte: Comunicação IAASB


 

Próximos cursos

  • Diretoria Nacional
    Rua Maestro Cardim, 1170, 9º andar | Bela vista | CEP 01323-001 | São Paulo - SP |  Tel: 11.3372.1223



  • Todos os direitos reservados à Ibracon.

  • Site melhor visualizado em 1024x768

Fechar [X]

Indicar a um amigo!

Fechar [X]

Enviar a um amigo!