IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Início Loja Virtual TV Ibracon Fale Conosco

Notícias > Notícias do Ibracon

Quarta-feira, 21 de Julho de 2021

IFAC divulga posicionamento: maior transparência e prestação de contas no setor público

IFAC

Tamanho do Texto: a A

Nesta segunda, 19, a International Federation of Accountants (IFAC) divulgou um novo posicionamento:Maior transparência e prestação de contas no setor público

O setor público está enfrentando uma série de prioridades concorrentes, incluindo uma crise de saúde global sem precedentes e uma emergência climática, e deve tomar decisões críticas que afetarão as gerações futuras. Nesse ambiente, ajudar os cidadãos a entender como os fundos públicos estão sendo administrados e gastos, bem como o raciocínio e as consequências das decisões tomadas, pode atender à necessidade crescente de transparência e prestação de contas para reter e aumentar a confiança das partes interessadas.

O posicionamento da IFAC explora a necessidade de uma forte governança e gestão das finanças públicas, para que os governos e entidades do setor público em todo o mundo possam tomar decisões informadas e baseadas em dados para as pessoas, o planeta e a economia. Ele também descreve como a Contabilidade, com seu foco no interesse público, pode apoiar o setor público na obtenção de sustentabilidade financeira de longo prazo e resiliência, para ajudar a criar um mundo melhor com economias mais fortes e sociedades mais justas.

“Nosso último posicionamento se concentra em medidas viáveis que os profissionais da Contabilidade atuantes no setor público podem seguir para promover a confiança e aumentar a resiliência globalmente”, disse Kevin Dancey, CEO da IFAC. “Os apelos por transparência e responsabilidade no setor público não são novos, mas delineamos sistemas, processos e práticas que o setor público pode integrar para alcançar a forte gestão financeira necessária para construir um futuro sustentável, inclusivo e próspero para todos nós.”

Para ler o posicionamento da IFAC, clique aqui.

Fonte: Comunicação IFAC

Próximos cursos

Fechar [X]

Indicar a um amigo!

Fechar [X]

Enviar a um amigo!