IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Início Loja Virtual TV Ibracon Fale Conosco

Notícias > Ibracon na Mídia

Sexta-feira, 02 de Julho de 2021

Como superar as dificuldades decorrentes da pandemia

Por Redação

Tamanho do Texto: a A

Os serviços de Auditoria Independente são capazes de contribuir para o aperfeiçoamento das políticas financeiras e aprimoramento dos processos. Atento às dificuldades de muitas empresas em decorrência da pandemia, o Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil elaborou dicas destinadas a contribuir para a superação das dificuldades e manutenção das atividades. Confira:

1 – Repense seu local de trabalho – “A pandemia acelerou muito o Teletrabalho ou hoteling, permitindo que as empresas, de diversos portes, repensem seus espaços físicos”, comenta Adriano Thomé, diretor de Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes do Ibracon. “Sua empresa ainda precisa de várias salas ou andares em um prédio? É possível otimizar os espaços? Essa avaliação pode impactar na continuidade do negócio”, pondera.

2 – Repense sua logística – A empresa que rever a sua logística utilizando serviços terceirizados pode ter um ganho estratégico nesse momento. Além disso, é importante prestar atenção aos estoques, para evitar perdas, compras desnecessárias ou desabastecimento de produtos. Com isso, a entidade também preserva um pouco do seu caixa para usar em algo relevante no seu negócio nesse momento.

3 – Atenção aos talentos – A manutenção da sua equipe é um elemento muito importante em momentos de crise. Investir em talentos que possam agregar conhecimento e habilidades para esse novo momento que vivemos é essencial.

4 – Foque em tecnologia – A tecnologia se mostrou um aliado importantíssimo na pandemia, mas ainda estamos explorando-a de forma superficial. Avalie o uso de tecnologias inovadoras, que muitas vezes estão disponíveis até de graça ou a baixo custo. A implementação de uma ferramenta pode, por exemplo, dar mais organização e agilidade a processos, gerando economias. Vale lembrar que os novos talentos que dissemos há pouco são muito versáteis quanto ao uso da tecnologia.

5 – Repense seu negócio – Não é necessário mudar completamente, mas avalie novas oportunidades a partir do que você já realiza. Com o fim das limitações geográficas antes existentes, é possível alcançar lugares e pessoas diversos.

6 – Reforce controles internos – Fraudes, infelizmente, sempre foram uma realidade. Por isso, é importante reforçar seus controles internos para evitá-las. Às vezes, em um momento de necessidade ou de busca por agilidade, o negócio pode se envolver nesse tipo de situação, que causa mais estragos do que a própria crise.

7 – Revise seu planejamento tributário – A necessidade da economia de caixa pela qual passam as empresas também significa uma oportunidade para analisar todos os impostos que estão sendo recolhidos. Não é raro encontrar situações em que os valores pagos foram maiores do que o devido. Nesse caso, além de passar a pagar o valor correto, ainda há como solicitar uma compensação ou ressarcimento.

8 – Busque alianças – Alianças estratégicas podem ajudar a identificar novos mercados e fontes alternativas de financiamento. Todos estão lutando para sobreviver. Fortaleça sua rede de relacionamento, com parceiros, clientes, vendedores, fornecedores e busque força em outros grupos, como, por exemplo, as redes varejistas que estão apoiando os pequenos negócios. – Fonte e mais informações: (www.ibracon.com.br).

Fonte: Empresas & Negócios - 01/07/2021 

Próximos cursos

Fechar [X]

Indicar a um amigo!

Fechar [X]

Enviar a um amigo!