IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Notícias > Notícias do Ibracon

Sexta-feira, 19 de Fevereiro de 2021

Ibracon promove primeiro webinar do ano de Atualizações Técnicas

AT

Tamanho do Texto: a A

Os associados do Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil participaram do primeiro webinar de Atualizações Técnicas – referente ao período de janeiro/fevereiro 2021. O programa foi realizado ao vivo, nesta quinta-feira, 18.

Apresentado pela gerente Técnica do Ibracon, Adriana Caetano, o programa trouxe atualizações das discussões em andamento nas diversas instâncias técnicas do Instituto.

No início do webinar, Adriana Caetano falou sobre a mudança de Gestão no Ibracon – Gestão 2021/2023, e a consequente mudança na Diretoria Técnica, agora sob a liderança de Carla Bellangero; e na coordenação da Comissão Nacional de Normas Técnicas (CNNT), com Leandro Ardito.

Adriana trouxe informações sobre a recente emissão da Circular nº 03/2021 – com orientações aos auditores independentes quanto à auditoria dos impactos contábeis resultantes das alterações da Lei da Informática.

Também foram abordados Comunicados Técnicos (CT) que continuam em andamento, com destaque ao CT Fundos de Investimentos – com orientação aos auditores com principais procedimentos a serem executados em Fundos de Investimentos e que passa por revisão interna do Grupo de Trabalho (GT) Fundos de Investimentos para ser enviado ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Outro CT importante que está em análise é o de Shadow Investigation. O documento irá orientar sobre a abordagem e impactos na auditoria de demonstrações contábeis de entidades envolvidas em assuntos relacionados a não conformidade ou suspeitas de não conformidade com leis e regulamentos, incluindo atos ilegais ou fraude.

Assuntos em andamento nos GTs e Comissões

Adriana Caetano fez uma breve atualização dos temas abordados nos Grupos de Trabalho e nas Comissões e Comitês do Instituto, com destaque para:

Comissão Nacional de Normas Técnicas (CNNT): Aplicação do CPC 33 Benefício a Empregados - considerando a paridade contributiva: em fase de debate com os atuários e com a Associação Brasileira de Companhias Abertas (Abrasca).

Definição de Public Interest Entity (PIE):
  Está sendo discutido pela International Federation of Accountants (IFAC), porque o Código de Ética traz uma definição de PIE e diferente da definição nas Normas Internacionais de Auditoria (ISA). Será preparado um paper para debate.

Comissão de Normas Auditoria (CNA): Comissão de Asseguração do Relato Integrado – Orientação sobre asseguração limitada solicitada na Resolução CVM nº 14: a Comissão trabalha em documento sobre Asseguração no Relato Integrado.

Quiz

Com base nas auditorias relacionadas ao encerramento das demonstrações contábeis de 31/12/2020, como você classificaria o nível dos impactos relativos à Covid-19?

66% do público respondente e participante do webinar classificou o impacto como médio ou alto. Apenas 2% classificou como baixo.

O vídeo deste programa estará disponível, em breve, na seção “Vídeos” do Portal Ibracon.

A apresentação utilizada pela Adriana Caetano, pode ser acessada na área restrita ao associados, no menu “Documentos”.

Por Comunicação Ibracon

Próximos cursos

Fechar [X]

Indicar a um amigo!

Fechar [X]

Enviar a um amigo!