IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Início Loja Virtual TV Ibracon Fale Conosco

Notícias > Notícias do Ibracon

Quarta-feira, 27 de Janeiro de 2021

Com apoio do Ibracon, Relatório de Atividades (Gestão 2019) do CRE é publicado

O CRE é composto por representantes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e por representantes do Ibracon

Tamanho do Texto: a A

O Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade (CRE) divulgou na última sexta-feira, 18, seu Relatório de Atividades (Gestão 2019) com o apoio do Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil.

O CRE, composto por representantes do Conselho Federal de Contabilidade e por representantes do Ibracon, reporta-se diretamente ao CFC e à CVM, sendo responsável pela administração, estabelecimento de controles e comunicação dos resultados do programa de Revisão Externa de Qualidade pelos Pares, denominada de “Revisão pelos Pares”. O objetivo é garantir que este trabalho seja realizado de acordo com as diretrizes da NBC PA 11 - Revisão Externa de Qualidade.

Trata-se de um processo de inspeção que visa à obtenção de alta qualidade nos trabalhos desenvolvidos e no desempenho profissional pelos auditores. Portanto, valida o adequado atendimento às normas técnicas e profissionais emitidas pelo CFC e, quando aplicável, às normas emitidas por órgãos reguladores.

A cada ano, o Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade (CRE) coordena todo o processo realizado pelos chamados Revisores, que são indicados para fazer a avaliação dos Revisados. Ou seja, um trabalho de regulação do mercado, que contempla, entre outros aspectos, eventuais mudanças nas normas profissionais e reguladoras que se apliquem à profissão no Brasil.

A decisão do CFC, de pela primeira vez, divulgar ao público externo a íntegra dos resultados do relatório anual da chamada Revisão pelos Pares, reforça a contínua busca pelo aprimoramento da transparência empresarial, alcançada por meio da atividade de auditoria independente.

“Estamos dando um grande salto em nosso objetivo de aperfeiçoar continuamente os procedimentos realizados pelo Comitê, que é integrado paritariamente por membros do CFC e do Ibracon – aos quais deixo meus cumprimentos pela coragem de adotar essa importante inovação, que é a divulgação de um relatório ainda mais robusto, consistente e transparente para o mercado” afirma Zulmir Breda, presidente do CFC.

Para o presidente do Ibracon, Francisco Sant’Anna, “o Relatório de Atividades do Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade é, sobretudo, uma confirmação do atual nível de maturidade da auditoria independente no Brasil. Em nosso país, a instituição do processo de Revisão pelos Pares completou duas décadas e se mostra devidamente consolidado e capaz de realizar o pleno controle e o monitoramento, das empresas e profissionais de auditoria que atuam no mercado”.

“A cada ano e ciclo novo, a Revisão pelos Pares evolui de maneira consistente e positiva, introduzindo sempre novidades na forma de fazer, coletar, cruzar e avaliar os dados relacionados ao cumprimento das normas profissionais e legais, no que se refere ao aspecto qualitativo evidenciado. Ao longo dos últimos anos pode-se perceber uma atenção maior dos auditores, em realizar uma revisão que também contribua para o desenvolvimento qualitativo dos seus trabalhos”, explica Rogério Rokembach, coordenador do Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade.

Nas páginas do Relatório, os leitores poderão conhecer um pouco mais sobre a história da Revisão pelos Pares, sua mecânica de funcionamento e, claro, os resultados consolidados do Relatório de Atividades do CRE na gestão 2019.

Para acessar, clique aqui.

Por Comunicação Ibracon

 

Próximos cursos

Fechar [X]

Indicar a um amigo!

Fechar [X]

Enviar a um amigo!