IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Início Loja Virtual TV Ibracon Fale Conosco

Notícias > Notícias do Ibracon

Quinta-feira, 01 de Novembro de 2012

“A Responsabilidade do Auditor – Fraudes na Administração” foi o tema da reunião da Caind

Tags:Desenvolvimento Profissional

A palestra foi ministrada pelo Dr. Eduardo Amaral Gurgel Kiss, sócio da Demarest e Almeida Associados

Tamanho do Texto: a A

Nesta quinta-feira, 31/10, a Câmara dos Auditores Independentes (Caind), mantida pela 5ª Seção Regional do Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil realizou uma palestra sobre “A Responsabilidade do Auditor - Fraudes na Administração”. A apresentação do tema aconteceu na sede do Instituto, em São Paulo, e contou com intensa participação dos associados do Ibracon presencialmente e pela internet.

A palestra foi ministrada pelo Dr. Eduardo Amaral Gurgel Kiss, sócio da Demarest e Almeida Associados, e com atuação nas áreas do mercado de capitais, bancária e financeira. Dr. Eduardo discorreu sobre a responsabilidade dos auditores independentes na ocorrência de fraudes nas organizações e chamou a atenção para o desconhecimento pela sociedade em geral do efetivo trabalho dos auditores independentes, que não são fiscais e nem investigadores e sim profissionais que dão credibilidade às demonstrações financeiras. Há uma grande diferença conceitual entre auditar as demonstrações contábeis e investigar fraudes. Foram discutidos diversos pontos com os participantes, entre eles: Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria, Ceticismo Profissional, Responsabilidade por Culpa e Dolo, Estes aspectos foram discutidos com base nas normas brasileiras de contabilidade, principalmente a Resolução CFC nº 1.203/09, que aprovou a NBC TA 200 (Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria) e na legislação civil (Lei nº 10.406/02).

Adelino Dias Pinho, presidente do Ibracon 5ª Seção Regional, destacou a importância da presença do associado em eventos do Ibracon, visando à obtenção de conhecimento e  atualização do profissional no seu dia a dia, além de discutir  problemas que impactem a profissão.

Serviço

Caso o associado queira sugerir temas para serem abordados nas Câmaras mantidas pela 5ª Seção Regional, deve encaminhá-las para o e-mail cursos@ibracon.com.br, aos cuidados de Solange Fujishiro.


 

Próximos cursos

Fechar [X]

Indicar a um amigo!

Fechar [X]

Enviar a um amigo!