IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Notícias > Notícias do Ibracon

Segunda-feira, 05 de Outubro de 2020

Codim encerra atividades após 15 anos de atuação

Por Maristela Girotto

Tamanho do Texto: a A

Em reunião virtual realizada nesta quinta-feira (1º/10), foi comunicado o encerramento das atividades do Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado (Codim) – fórum que reunia várias entidades-membros, entre elas, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Haroldo Reginaldo Levy Neto, coordenador do Comitê pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), fez a leitura de um comunicado, apresentando um balanço das atividades do Comitê nos 15 anos de sua atuação.

Criado em abril de 2005, o Codim atuou com o objetivo de discutir e sugerir a utilização das melhores formas de divulgação de informações das companhias abertas para os seus diferentes públicos estratégicos. A decisão de descontinuidade do Comitê foi tomada em conjunto pelas entidades-membros, em razão da necessidade de redefinição dos propósitos do Codim.

“No total, passaram pelo Codim 83 representantes, indicados por 13 entidades. Em 132 reuniões realizadas em 15 anos, aprovamos 35 informes e emitimos 26 pronunciamentos, além de 55 cartas de orientação às companhias”, relatou Levy. Ele agradeceu às entidades e aos representantes que fizeram parte das atividades do fórum e afirmou que o mercado de capitais brasileiro evoluiu e atingiu uma nova fase, por isso a função do Codim passou a ser rediscutida a partir de 2019.

Para o presidente do CFC, Zulmir Breda, é importante reconhecer o trabalho realizado pelo Codim em benefício da melhoria da governança e da transparência das informações. “O aumento da transparência é um dos pilares do CFC e nós seguiremos trabalhando para termos cada vez mais qualidade nas comunicações das informações ao mercado”, disse, acrescentando que o Conselho se sente honrado em ter participado do Codim.

Breda agradeceu aos representantes do CFC no Comitê, Claudio Lino Lippi e Rogério Vieira de Andrade, pelos serviços prestados. “O Codim cumpriu um papel relevante, nesses 15 anos, agregando boas práticas de comunicação às entidades participantes do mercado de capitais brasileiros”, destacou o presidente.

Para conhecer os pronunciamentos do Codim e saber mais informações sobre as atividades realizadas pelo fórum, acesse o site: https://www.codim.org.br/

Fonte: CFC

Por Comunicação Ibracon

Próximos cursos

  • Diretoria Nacional
    Rua Maestro Cardim, 1170, 9º andar | Bela vista | CEP 01323-001 | São Paulo - SP |  Tel: 11.3372.1223



  • Todos os direitos reservados à Ibracon.

  • Site melhor visualizado em 1024x768

Fechar [X]

Indicar a um amigo!

Fechar [X]

Enviar a um amigo!