IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Notícias > Notícias do Ibracon

Sexta-feira, 14 de Agosto de 2020

Ibracon promove o Webinar Atualizações Técnicas do período julho/agosto

Atualizações Técnicas

Tamanho do Texto: a A

Promovido pelo Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, o Webinar Atualizações Técnicas referente ao período julho/agosto 2020, foi realizado nesta quarta-feira, 12, exclusivo para os associados do Instituto.

A apresentação foi conduzida pela gerente Técnica, Adriana Caetano, que tratou sobre os temas atuais abordados nas Comissões, Comitês e Grupos de Trabalho do Ibracon e que impactam a atividade de auditoria independente, especialmente em decorrência da declaração de pandemia de Covid-19.

Já no início de sua apresentação, Adriana Caetano, destaca o Comunicado Técnico (CT) que está prestes a ser emitido pelo Ibracon referente à auditoria em Instituições Financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BC).

Sobre Audiência Públicas em andamento, a apresentadora relatou que o Ibracon está preparando uma resposta para a audiência pública do International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB) sobre Relatórios Externos Estendidos - Public Consultation on Proposed Guidance External Extended Report (EER) Assurance.

O Relato Integrado também foi tema de atualização e acredita-se que o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) deverá divulgar em breve uma norma sobre o Relato Integrado (RI), de aplicação opcional.

Adriana lembra que empresas, entidades relacionadas ao Governo e órgãos públicos já são obrigadas a emitir o Relato Integrado (RI) desde 2019, entre elas o Tribunal de Contas da União (TCU), que adotou o Relato Integrado (RI) no final do ano passado para todas as unidades da Administração Pública Federal.

Atualizações dos Grupos de Trabalhos

A apresentadora trouxe as atualizações dos diversos Grupos de Trabalho do Ibracon, entre eles:

GT Energia: Vem sendo debatido no Grupo de Trabalho o processo de reconhecimento e de mensuração contábil dos contratos de concessão de transmissão de energia elétrica.

GT Seguradoras: Um assunto em destaque no Grupo é a Consulta Pública nº 15/2020 que está aberta para sugestões até 19/08 e a Circular Susep nº 517, de 30/07/2015, que requer a inclusão dos Principais Assuntos de Auditoria (PAAs) e materialidade no Relatório do Auditor.

Shadow Investigation:
A apresentadora destacou em sua apresentação que vem sendo estudada a possibilidade de se emitir uma minuta de Comunicado Técnico com objetivo de orientar os auditores sobre a abordagem e impactos na auditoria de demonstrações contábeis de entidades envolvidas em assuntos relacionados a não conformidade ou suspeitas de não conformidade com leis e regulamentos, incluindo atos ilegais ou fraude.

QUIZ


Vocês entendem que a inclusão da materialidade no relatório do auditor pode passar a ser requerida pelos reguladores brasileiros assim como foi requerido pelo Financial Reporting Council (FRC) no Reino Unido?

Para a maioria dos respondentes – 58%, a resposta é sim. Eles entendem que a inclusão da materialidade pode ser requerida.

Para ter acesso ao material apresentado pela gerente Técnica, acesse a área restrita do Portal Ibracon, no menu “Documentos”.

Por Comunicação Ibracon

Próximos cursos

Fechar [X]

Indicar a um amigo!

Fechar [X]

Enviar a um amigo!