IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Início Loja Virtual TV Ibracon Fale Conosco

Notícias > Notícias do Ibracon

Terça-feira, 11 de Agosto de 2020

Presidente do Ibracon fala em webinar sobre a contribuição da auditoria para maior transparência no ambiente de negócios

Tags:covid-19

Pandemicast

Tamanho do Texto: a A

Francisco Sant’Anna, presidente da Diretoria Nacional do Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil participou no dia 7, do programa Pandemicast promovido pela Fundamento RP. O programa foi transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da Fundamento.

“A contribuição da auditoria para maior transparência no ambiente de negócios” foi o assunto abordado na entrevista conduzida pela jornalista Marta Dourado.

Recém lançado no Brasil, a série “Pandemicast”, tem o objetivo de ouvir especialistas de todos os setores que impactam a economia do país, devido à pandemia de Covid-19.

“O Ibracon representa as firmas e profissionais dedicados à auditoria independente no Brasil e o auditor independente exerce papel fundamental no mercado, adicionando credibilidade às informações financeiras de determinada empresa”, destacou o presidente em sua fala de abertura.

Assim como diversos setores, as firmas de auditoria e os seus colaboradores também tiveram que se adequar ao isolamento social. “Alguns serviços, como a verificação documental nas entidades, acabaram tendo limitações, mas ne alegro em ver que os auditores independentes conseguiram manter seus trabalhos com a mesma qualidade e eficiência”, completou Sant’Anna.

A tecnologia tem sido uma grande aliada do profissional e tem impactado positivamente na profissão. Na verdade, o auditor independente utilizará as novas tecnologias em suas atividades para ganhar em eficiência e produtividade.

Com isso, terá capacidade de fazer análises muito mais precisas, rápidas e eficazes, assumindo um papel cada mais estratégico. “O profissional será sempre imprescindível, desempenhando funções intelectuais, analíticas e críticas que a tecnologia não consegue fazer, como interpretar certos dados e realizar julgamentos”, completou o presidente do Ibracon.

Episódios de corrupção enfrentados nos últimos anos influenciaram o comportamento e a cultura das empresas em relação à ética e transparência. Também por isso, cada vez mais a sociedade cobra, fazendo com que  a ética e a transparência deixem de ser uma “opção” para as empresas para serem uma “obrigatoriedade” dentro delas.

Nesse contexto, os Comitês de Governança Corporativa estão cada vez mais efetivos dentro das empresas e com a participação ativa de auditores independentes, que ajudam a trazer credibilidade, orientam ações e contribuem para que os pilares de ética e transparência estejam presentes e atuantes, afirmou Sant’Anna.

O presidente também falou sobre inovação e sobre a necessidade de atualização contínua para que seja possível acompanhar as rápidas e constantes mudanças.

“Somos entusiastas da qualidade e da excelência profissional. Por isso, reforçamos a importância do Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que determina uma carga horária mínima de cursos. É algo que contribui para que a profissão”, completou o presidente.

Ele reforça que o Instituto oferece uma grade de cursos muito consistente, contribuindo para a permanente atualização dos profissionais frente aos desafios do mercado.

“Oferecemos ampla gama de cursos, sempre com questões atuais e importantes para a profissão, além de uma série de conteúdos específicos, como Comunicados Técnicos, circulares e entre outros”, concluiu.

Sant’Anna também destacou que, mesmo com a pandemia, o Instituto continua focado na qualificação profissional, realizando diversos webinars e atividades a distância, sobre temas diversos, sempre com a grande participação dos profissionais do setor.

Caso queira rever o programa com a participação do presidente do Ibracon, Francisco Sant’Anna, clique aqui.


Por Comunicação Ibracon

 

Próximos cursos

Fechar [X]

Indicar a um amigo!

Fechar [X]

Enviar a um amigo!