IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Notícias > Notícias do Mercado

Terça-feira, 28 de Julho de 2020

IBGE adia divulgação dos dados de desemprego de junho

Por Redação

Tamanho do Texto: a A

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) adiou para o dia 6 de agosto a divulgação dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua) referente ao trimestre de abril a junho.

A pesquisa, cujos resultados estavam previstos para ser divulgados nesta quarta-feira (29), traz os dados oficiais de emprego e desemprego do país.

De acordo com o IBGE, "tem sido um desafio" realizar a pesquisa seguindo o cronograma original previsto. Isso porque, em função da pandemia da Covid-19, o levantamento, que antes era feito a partir de visitas domiciliares, passou a se feito pelo telefone desde 17 de março.

O instituto afirma que segue estudando alternativas para a manutenção do cronograma de divulgação da PNAD Contínua. "Em caso de ajustes, será divulgado novo cronograma com datas definidas até o final do ano", diz o IBGE em nota.

Dados do desemprego

A última pesquisa divulgada apontou um desemprego de 12,9% no trimestre encerrado em maio, atingindo 12,7 milhões de pessoas, com um fechamento de 7,8 milhões de postos de trabalho em relação ao trimestre anterior.

O IBGE também tem divulgado, semanalmente, dados de desemprego relacionados à pandemia de Covid-19. Na última sexta, a pesquisa apontou que, entre os dias 28 de junho e 4 de julho, eram 11,5 milhões de pessoas desocupadas - na semana anterior, eram 12,4 milhões. Com isso, o desemprego ficou estatisticamente estável, em 12,3%. A população fora da força de trabalho, no entanto, teve alta: passou de 75,1 milhões para 76,8 milhões.

Apesar de também avaliar o mercado de trabalho, a Pnad Covid19 não é comparável aos dados da Pnad Contínua, que é usada como indicador oficial do desemprego no país, devido às características metodológicas, que são distintas.

Fonte: G1 - 28/07/2020

Próximos cursos

Fechar [X]

Indicar a um amigo!

Fechar [X]

Enviar a um amigo!