IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Início Loja Virtual TV Ibracon Fale Conosco

Notícias > Notícias do Ibracon

Sexta-feira, 17 de Julho de 2020

Ibracon promove o 16º Webinar Atualizações Técnicas: período de junho/julho 2020

Tags:covid-19

Webinar Atualizações Técnicas

Tamanho do Texto: a A

O Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes promoveu nesta quarta-feira, 15, o 16º Webinar Atualizações Técnicas: junho/julho 2020.

De forma gratuita e destinada aos associados do Ibracon, a edição foi apresentada pela gerente Técnica do Ibracon, Adriana Caetano.

O objetivo do webinar de Atualizações Técnicas, apresentado mensalmente, é tratar os temas atuais que vêm sendo abordados nas Comissões, Comitês e Grupos de Trabalho mantidos pelo Ibracon e que impactam a atividade de auditoria independente.

Em sua fala inicial, Adriana destacou a Circular 06/2020 emitida pelo Ibracon no dia 24/06/2020, com orientações aos auditores independentes que objetivam esclarecer alguns dos procedimentos previstos na NBC TA 505 – Confirmações Externas.

As cartas de circularizações e representações têm sido enviadas em formato eletrônico e, por esta razão, Adriana destacou a importância de, após o recebimento por e-mail, o auditor determinar os procedimentos de auditoria necessários para tratar essas evidências, como por exemplo: verificação da fonte por contato telefônico, verificação da assinatura digital, entre outros tópicos importantes.

Já sobre a Circular 05/20, com orientações quanto aos procedimentos de auditoria ou de revisão sobre os eventos subsequentes decorrentes dos impactos da Covid-19, Adriana destacou que foi discutida com diversos stakeholders até chegar-se à conclusão de que as divulgações sobre Covid-19 devem ser individualizadas, considerando os fatos e circunstâncias de cada empresa, como por exemplo, queda no volume das operações, nas vendas, margens, lucro líquido, etc.

”Mesmo as empresas de pequeno e médio portes vão ter impacto derivados da Covid-19, pois quase todas as empresas têm contas a receber de clientes e devem fazer a revisão da provisão para crédito de liquidação duvidosas, analisando o item perda esperada que deve mudar”, alertou.

A gerente Técnica do Ibracon também falou dos comentários enviados pelo Ibracon ao International Ethics Standards Board for Accountants (IESBA), com o intuito de atender às audiências públicas de Exposure Drafts (EDs) Proposta de Revisão de Provisões do Código de Honorários Relacionados (Proposed Revisions to the Fee-related Provisions of the Code) e  Proposta de Revisão de Provisões do Código sobre Serviçõs de Não Asseguração (Proposed Revisions to the Non-Assurance Services Provisions of the Code).

Grupos de Trabalho (GT)

A apresentadora trouxe informações sobre diversas atividades que estão sendo conduzidas nos âmbitos dos GTs, com destaque para o Grupo de Trabalho (GT) Energia que tem discutido a criação da conta de Covid-19 para o setor.

O Grupo de Trabalho Agências Reguladoras foi outro exemplo dado, através do qual conversas com agências reguladoras, entre elas, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estão sendo conduzidas. Durante as reuniões, a identificação e a demanda por novos serviços estão sendo tratadas, possibilitando aumento no campo de trabalho do auditor.

No Grupo de Trabalho Lei da Informática está sendo discutida a emissão da nova Lei da Informática. Adriana lembrou que em 2019, o Ibracon divulgou um Comunicado Técnico (CT) sobre isso e, que agora, por conta dessa nova Lei, é preciso revisar o CT considerando a nova abordagem.

Outros assuntos

Adriana destacou que a prática contábil de instituições sem fins lucrativos vem sendo discutida internamente no Ibracon, pois existem diferenças de prática apresentada nas demonstrações contábeis.

Sobre as reuniões do Comitê de Pronunciamento Contábil (CPC), Adriana apresentou as principais discussões do último encontro e, Comentou sobre a possibilidade de se ter uma norma de contabilidade para entidade em processo de liquidação e sobre Relato Integrado. Adriana destaca que pode ser uma nova oportunidade de trabalho para as Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes (FAPMP), devido aos entes públicos serem obrigados a preparar Relato Integrado.

Quiz

Tendo em vista o contexto atual de distanciamento social, o Ibracon poderia promover webinars de plantão de dúvidas sobre auditoria e contabilidade. Você acharia interessante participar? 64% dos associados participantes responderam que sim, que essa seria uma boa oportunidade de atualização.

Nesses tempos atuais, como você classificaria o grau de dificuldade na realização dos trabalhos de auditoria? 40% dos respondentes apontaram que o grau de dificuldade está entre médio e alto. Em contrapartida, 27% assinalaram sentir pouca ou nenhuma dificuldade na condução dos trabalhos de forma remota.
Em breve o vídeo completo da apresentação estará disponível no Portal Ibracon.

Para ter acesso a apresentação, clique aqui.

Por Comunicação Ibracon

Próximos cursos

Fechar [X]

Indicar a um amigo!

Fechar [X]

Enviar a um amigo!