IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Início Loja Virtual TV Ibracon Fale Conosco

Notícias > Notícias do Ibracon

Terça-feira, 14 de Julho de 2020

Comitês de Auditoria das organizações devem atender aos desafios do "novo normal"

Tags:covid-19

Comitês de Auditoria

Tamanho do Texto: a A

O Instituto de Auditores Internos (IIA) e a Federação Internacional dos Contadores (IFAC) emitiram uma convocatória para que os comitês de auditoria garantam a supervisão objetiva das atividades organizacionais, incluindo gerenciamento de riscos, desempenho, controles e processos-chave no enfrentamento  das implicações imediatas e de longo prazo da Covid-19.

O IIA e a IFAC desenvolveram recomendações específicas para as organizações enfrentarem as incertezas e turbulências que podem ameaçar sua integridade, transparência e responsabilidade.

O IIA e a IFAC emitiram as seguintes diretrizes para os comitês de auditoria:

1. Mantenha-se informado: mantenha uma compreensão clara e oportuna do ambiente operacional em constante evolução e como ele pode impactar os objetivos e o desempenho da organização.

2. Comunicar e colaborar: adotar uma abordagem multidisciplinar para exercer a supervisão da auditoria e dos relatórios internos e externos por meio de comunicação e colaboração dinâmicas.

3. Aproveite a experiência disponível: procure suporte qualificado e confiável para avaliações e respostas aos riscos que impactam a organização.

4. Promover a melhoria contínua: incentivar a inovação e a mudança para lidar com vulnerabilidades e criar resiliência, fortalecendo a busca pela criação de valor.

5. Pense holisticamente: adote uma ampla perspectiva da organização e de seu ambiente, com objetivos financeiros e não financeiros, considerando a interconectividade com outras organizações, interdependências internas e externas e a importância central das pessoas.

6. Adote a tecnologia: otimize o desempenho do Comitê de Auditoria através do uso de tecnologia e práticas de trabalho flexíveis.

A recomendação completa está disponível no site da IFAC.

Para acessar, clique aqui.

Fonte: IFAC

Por Comunicação Ibracon

Próximos cursos

Fechar [X]

Indicar a um amigo!

Fechar [X]

Enviar a um amigo!