IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Notícias > Notícias do Mercado

Terça-feira, 30 de Junho de 2020

Desemprego cresce e atinge 12,7 milhões de brasileiros entre março e maio, aponta IBGE

Por Cristiane Ribeiro

Tamanho do Texto: a A

A taxa de desocupação no Brasil ficou em 12,9% no trimestre março, abril e maio deste ano, acima dos 11,6% registrados no trimestre encerrado em fevereiro de 2020, atingindo 12,7 milhões de desempregados. De acordo com a PNAD Contínua Trimestral, divulgada nesta terça-feira (30) pelo IBGE, são mais de 368 mil pessoas sem emprego em relação ao trimestre anterior. Neste mesmo período, a população ocupada caiu 8,3%, ou seja, 7,8 milhões de pessoas deixaram de trabalhar.

A analista da pesquisa, Adriana Beringuy, destaca que a redução é inédita na pesquisa e atinge, principalmente, os trabalhadores informais. Da queda de 7,8 milhões de pessoas ocupadas, 5,8 milhões eram informais.

Outro destaque da pesquisa, é que o percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar chegou a 49,5% no trimestre encerrado em maio e foi o mais baixo nível de ocupação desde o início da pesquisa, em 2012.

No trimestre encerrado em maio deste ano, a população desalentada, aquela que desistiu de procurar emprego, chegou a 5,4 milhões de pessoas, um aumento de 15,3% em relação ao trimestre anterior, mais um recorde da série da pesquisa.

Ainda entre março e maio deste ano, o comércio foi a atividade que mais perdeu trabalhadores. Foram dois milhões de brasileiros que deixaram de trabalhar.


Fonte: Agência Brasil - 30/06/2020

Próximos cursos

Fechar [X]

Indicar a um amigo!

Fechar [X]

Enviar a um amigo!