IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Início Loja Virtual TV Ibracon Fale Conosco

Notícias > Notícias do Ibracon

Sexta-feira, 27 de Março de 2020

Covid-19: Ibracon encaminha pleito ao CFC com sugestões para minimização de impactos nas atividades dos profissionais da Contabilidade

Covid-19

Tamanho do Texto: a A

O Ibracon - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil enviou ontem, 26, ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC) pleito com sugestões para a minimização de impactos nas atividades dos profissionais da Contabilidade, em especial, dos auditores independentes e suas firmas.

Tal pleito reflete os desafios vivenciados no momento atual, com a declaração de pandemia de coronavírus, e o consequente impacto no mercado, no funcionamento da sociedade e em todos os setores da economia, incluindo a atividade de auditoria independente.

O documento traz propostas nos campos da Revisão Externa de Qualidade, Educação Profissional Continuada e Exame de Qualificação Técnica Profissional.

Revisão Externa de Qualidade: Sugerimos que as firmas de auditoria que foram selecionadas este ano para realizarem a revisão externa de qualidade tenham o seu prazo estendido até 2021, seguindo os mesmos prazos daquelas que serão selecionadas no ano que vem. Entendemos que com isso não teremos prejuízo em relação ao ciclo de revisões.

Educação Profissional Continuada: Sugerimos avaliarem a possibilidade de reduzir a necessidade de cumprimento pontuação de educação profissional continuada dos profissionais este ano para 20 pontos de aquisição de conhecimentos e que os 20 pontos restantes sejam cumpridos juntamente com os 40 pontos de 2021.

Exame de Qualificação Técnica Profissional: Entendemos que não será possível a realização do exame previsto para maio e que seria muito difícil a realização de dois exames no segundo semestre. Como alternativa, sugerimos a manutenção do exame previsto para o segundo semestre a ao mesmo tempo que se busque uma solução para mudança no formato como hoje são feitas as provas, podendo-se adotar algo similar com é feito hoje para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, ou seja, o desenvolvimento de um sistema em que os profissionais agendariam para fazer as provas em um CRC e teriam um terminal onde poderiam fazer a prova com supervisão. As provas teriam questões preparadas em um banco de dados que de forma randômica seriam selecionadas no momento da aplicação para o candidato. Como alternativa para geração dessas perguntas, o CFC poderia abrir um edital solicitando o envio de perguntas que posteriormente seriam selecionadas pelo Comissão hoje existente.

Neste sentido, o Ibracon segue com o seu compromisso de  interagir com órgãos reguladores e outras entidades pela busca de propostas e soluções para situações que impactam a atividade de auditoria independente.

Para acessar o documento, clique aqui.


Por Comunicação Ibracon
 

Próximos cursos

Fechar [X]

Indicar a um amigo!

Fechar [X]

Enviar a um amigo!