IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Notícias > Ibracon na Mídia

Segunda-feira, 09 de Março de 2020

Curso de Ciências Contábeis é bicampeão de premiação do Ibracon

Por Redação

Tamanho do Texto: a A

O trabalho de conclusão de curso da acadêmica de Ciências Contábeis, Samantha Litieli, intitulado Disrupção Digital: estudo sobre o impacto da tecnologia blockchain na profissão do auditor independente, conquistou o Prêmio Transparência Universitária 2019, realizado pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon).

Orientado pelo coordenador do curso de Ciências Contábeis, Williams Meirelles, este é o segundo ano consecutivo em que, tanto o curso quanto o orientador, são reconhecidos na premiação. Para Meirelles, o fato traz muita credibilidade ao curso, da mesma maneira como enaltece a qualidade do aluno que está saindo para o mercado de trabalho. "Ganhamos novamente mostrando que somos um curso de referência", destacou.

Aos dois ganhadores, é dado como prêmio uma viagem técnico-cultural para Londres com duração de cinco dias. Lá, participarão de eventos e fóruns internacionais promovidos pela International Accounting Standards Board (IASB), órgão internacional responsável pela emissão das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS). Para a Universidade, também como premiação, são concedidas cinco licenças de uso da edição 2019 do e-book Normas IFRS, publicado pelo Ibracon.

Entenda um pouco mais sobre a pesquisa

Tratando sobre uma temática nova na área contábil, o trabalho de conclusão de curso de Samantha surgiu como um desafio. "Existem poucos materiais em nosso idioma, o que me levou a utilizar muita bibliografia em inglês."

Segundo ela, o tema central da pesquisa está na disrupção digital na área contábil e como a adoção da tecnologia blockchain pode interferir nos processos de uma auditoria independente.

Pouco difundido, o tema torna-se de importante conhecimento para os profissionais e, também, aos acadêmicos. "É importante eles se atualizarem sobre o assunto, principalmente na era digital em que vivemos", destacou a acadêmica, que ainda relembrou um dos papéis fundamentais do trabalho da auditoria. "Os auditores independentes são os responsáveis por aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis."

A inovadora tecnologia blockchain, foco do projeto de Samantha, baseia-se na descentralização como medida de segurança, sendo, portanto, bases de registros e dados compartilhados sobre as transações que ocorrem em determinado mercado. Para Williams, esta tecnologia tende a afetar totalmente a forma como os negócios são feitos atualmente.

Importância da premiação e planos futuros

Os desenvolvedores do projeto serão homenageados na cerimônia de premiação organizada pelo Ibracon, durante a abertura da 10ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente, que será realizada nos dias 2 e 3 de junho. Para ela, a oportunidade será um degrau que fará a diferença na construção da carreira. "Estou tão honrada de receber um prêmio tão importante como este. Sou muito grata à Ulbra por me proporcionar esse momento", apontou.

Segunda vez campeão, Meirelles destacou que esta premiação é muito importante, uma vez que proporciona uma repercussão em âmbito internacional. "Estamos levando o nome do curso e da Universidade para o mais importante organismo mundial de contabilidade..

Cheia de planos para a carreira pós-premiação, Samantha diz ter vontade de iniciar um canal no Youtube a fim de explicar e contextualizar os assuntos da área contábil para leigos, além de ingressar no MBA em Auditoria Digital e a uma startup que preze pela inovação aliada à área da contabilidade e auditoria.


Fonte: Ulbra - 06/03/2020

Próximos cursos

Fechar [X]

Indicar a um amigo!

Fechar [X]

Enviar a um amigo!