IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Início Loja Virtual TV Ibracon Fale Conosco

Notícias > Notícias do Ibracon

Segunda-feira, 04 de Novembro de 2019

26ª Convecon de SP iniciou nesta segunda-feira com a participação do Ibracon

Evento será realizado até o dia 6, quarta-feira.

Tamanho do Texto: a A

Com o tema: “A Contabilidade 4.0”, a 26ª edição da Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo (Convecon) teve início hoje, 4. O Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil participou da abertura oficial do evento que segue até a quarta-feira, 6, com diversas palestras e debates, na expo Center Norte, em São Paulo.

A Convecon é organizada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) juntamente com o Ibracon e demais Entidades Congraçadas do Estado de São Paulo.

Pelo Ibracon, participaram da abertura oficial do evento: Eduardo Pocetti, presidente do Conselho de Administração; Carlos Pires, presidente da 5ª SR; Francisco de Paula dos Reis Junior, diretor de Administração e Finanças da Diretoria Nacional; Valdir Campos Costa, diretor da 5ª SR; Luiz Claudio Gaona Granados, diretor da 5ª SR; e Marco Aurelio Fuchida, superintendente geral.

As atividades da noite foram iniciadas com uma homenagem aos presidentes das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, incluindo o presidente Carlos Pires, da 5ª SR, que recebeu a placa de homenagem.

Fazem parte das Entidades Congraçadas de SP, as entidades: O Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – 5ª Seção Regional; Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP); Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp); Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP); Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP); Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp) e a Academia Paulista de Contabilidade (APC).

“Inovadora, disruptiva, tecnológica, sustentável e, acima de tudo, humana. Percebo que muitos não imaginavam que esse futuro, antes tão distante, chegaria. Pois bem, já aconteceu! O mundo se transformou e chegou a hora de sentirmos e vivermos a maravilhosa experiência da Contabilidade 4.0”, com essas palavras, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP), Márcia Ruiz Alcazar, abriu os trabalhos da 26ª Convecon.

Representando as Entidades Congraçadas do Estado de São Paulo, o presidente do Sescon-SP e Aescon-SP, Reynaldo Pereira Lima Junior, agradeceu a oportunidade em fazer parte da realização da 26ª Convecon e disse que as transformações só serão possíveis com a união da classe contábil. “Esse é um grande momento de integração, onde temos consciência de que a educação continuada é a única forma para nos prepararmos às mudanças. E nós, entidades contábeis, não mediremos esforços para mantermos esse objetivo”.

A vereadora Edir Sales e o deputado estadual Itamar Borges também discursaram na abertura do evento.

Medalhas

Durante a abertura oficial da 26ª Convecon, foram entregues as medalhas Professor Hilário Franco e Professor Pedro Pedresque, destinado aos profissionais que lutam pelo aprimoramento da classe contábil. O professor da (FEA-USP), Ariovaldo dos Santos e Zulmir Ivânio Breda, presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), foram os agraciados.

Zulmir Ivânio Breda, destacou em seu discurso, que “um novo horizonte de oportunidades se apresenta aos profissionais da contabilidade no cenário dos negócios, já que eles se tornaram imprescindíveis em decisões relevantes no mundo empresarial, na transparência das contas públicas e, também, no controle social e combate à corrupção”.

“Receber hoje a medalha Pedro Pedresque me mostra que estou no caminho certo. Acredito não existir momento melhor para receber esta honraria do que na 26ª Convecon”, afirmou Zulmir.

Palestra magna

A palestra magna foi conduzida por Rachel O. Maia, CEO da Lacoste.

A executiva, que também é contadora, narrou sua trajetória profissional, inclusive as dificuldades para galgar novos postos.

Rachel Maia fez parte do conselho geral do Consulado Dinamarquês e Câmera Dinamarquesa. Também foi membro de conselhos como o comitê de presidentes na Câmara Americana de Comércio e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, e é defensora das questões da mulher no mercado de trabalho. Em 2017, foi eleita uma das 40 mulheres mais poderosas do Brasil pela Forbes.

Feira de Negócios e Programação

Além do apoio na organização do evento, a 5ª Seção Regional conta com um estande na Feira de Negócios e com representantes em diversas atividades da programação.

Programação com a participação do Ibracon:

5 de novembro (terça-feira)
Painel: Novas oportunidades de trabalho no mercado de Auditoria
Horário: 11h às 12h
Representantes do Ibracon: Adriana Caetano, gerente Técnica e Henrique Campos, membro dos Grupo de Trabalho (GT) Novos Serviços, Lei de Informática e Comitê de Normas de Contabilidade (CNC).

Painel: Blockchain, Inteligência Artificial e Legislação Aplicável na Contabilidade
Horário: 15h30 às 16h30
Representantes do Ibracon: Valdir Campos Costa, diretor da 5ª Seção Regional e Thammy Marcato, profissional especialista em transformação e inovação de empresas.

Painel: Operações de arrendamento mercantil - desafios na sua aplicação NBCTG 06 (R2)
Horário: 16h30 às 17h30
Representantes do Ibracon: Rogerio Mota, coordenador da Comissão Nacional de Normas Técnicas (CNNT) e Luiz Claudio Granados, diretor da 5ª Seção Regional.

6 de novembro (quarta-feira)
Painel: Experiências Práticas da Aplicação de Novas Tecnologias na Auditoria Independente
Horário: 11h às 12h
Representantes do Ibracon: Marco Antonio Fabbri, diretor Técnico da 5ª Seção Regional e Marcio Santos, membro do Grupo de Trabalho (GT) Energia Elétrica.

Painel: O Papel do Contador na Nova Governança Corporativa
Horário: 11h às 12h
Representantes do Ibracon: Francisco Sant’Anna, presidente.

Painel: Atualidades: Normas de Auditoria
Horário: 15h30 às 16h30
Representantes do Ibracon: Viviene Bauer, diretora de Administração e Finanças da 5ª Seção Regional e Aderbal Hoppe, diretora da 5ª Seção Regional.

Por Comunicação Ibracon

Próximos cursos

Fechar [X]

Indicar a um amigo!

Fechar [X]

Enviar a um amigo!