Warning: session_start() [function.session-start]: open(/var/lib/php5/sess_pobtaimjoapcu3slmqniscsigj18sdh7, O_RDWR) failed: No space left on device (28) in /srv/www/htdocs/ibracon/Portugues/includes/includes.php on line 2
Auditor alerta: clubes que queiram virar empresas deverão melhorar qualidade de balanços | IBRACON
IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Notícias > Ibracon na Mídia

Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019

Auditor alerta: clubes que queiram virar empresas deverão melhorar qualidade de balanços

Carlos Aragaki, do Ibracon, afirma que maioria dos balanços financeiros publicados por clubes de futebol possui ressalvas de auditores externos, entrave para quem deseja atrair investidores

Tamanho do Texto: a A

Bragantino comprado pela Red Bull, Botafogo em fase de preparação para abrir uma S/A – ou, em português mais claro, deixar o status de associação sem fins lucrativos no passado e virar empresa. Outros clubes de primeira e segunda divisões têm ambição parecida. Mudar de estrutura societária pode encurtar o caminho para captar investimentos. Mas há uma advertência: se não houver confiança do mercado em relação ao clube, a chance de sucesso é menor.

O alerta é de Carlos Aragaki, coordenador da Câmara dos Contadores do Ibracon. Em entrevista ao GloboEsporte.com, o auditor lembrou que a maior parte das demonstrações contábeis do futebol brasileiro tem algum tipo de ressalva em relação à sua confiabilidade.

Na primeira divisão, conforme levantamento do blog, metade dos clubes foi "reprovada" pelas auditorias externas nos balanços referentes ao ano passado. Aragaki, que avançou também sobre a segunda divisão, afirma que cerca de 65% dos balanços têm ressalvas.

Quando há ressalva do auditor, quer dizer que o balanço não está de acordo com as práticas de contabilidade naqueles itens ressalvados. Não significa que está totalmente incorreto, a não ser quando há abstenção de opinião, que é quando o auditor não consegue evidências nem para formar uma opinião. Mas as ressalvas impactam a leitura de todos os interessados naquele balanço: torcedores, conselheiros, dirigentes, governo e potenciais investidores – explica Aragaki.

Ainda há outro aspecto a ser considerado. Principalmente na segunda divisão, há clubes que contratam auditorias externas sem registro na CVM – a Comissão de Valores Mobiliários, autarquia vinculada ao Ministério da Economia, cuja responsabilidade é fiscalizar o mercado de valores mobiliários. Auditorias sem este selo podem fazer o melhor trabalho possível, no entanto não aparentam a mesma confiabilidade.

Se você busca investidores, precisa organizar a governança interna dois ou três anos antes de virar uma S/A. Pode ser que no primeiro ano haja alguma ressalva, mas o clube busca uma melhora no segundo ano e trabalha incessantemente para ter um balanço sem ressalvas no terceiro. A partir daí já é interessante buscar a abertura do capital, porque há maior chance de atrair um investidor – diz o auditor.

Dívidas não reconhecidas, parcelamentos fiscais sem a atualização pelo índice correto e falta de atualização cambial – quando um jogador é vendido em moeda estrangeira, mas ela desvaloriza entre o momento da venda e o recebimento do dinheiro – são os problemas mais comuns, de acordo com Aragaki. Para quem estiver interessado na estrutura da S/A, são falhas que podem ser determinantes aos olhos de investidores.


Fonte: globoesporte.com - 19/08/2019

Próximos cursos

Fechar [X]

Indicar a um amigo!

Fechar [X]

Enviar a um amigo!


Warning: Unknown: open(/var/lib/php5/sess_pobtaimjoapcu3slmqniscsigj18sdh7, O_RDWR) failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php5) in Unknown on line 0