Warning: session_start() [function.session-start]: open(/var/lib/php5/sess_d5shihs39juqqg2gvd6vi8fpd20pvbio, O_RDWR) failed: No space left on device (28) in /srv/www/htdocs/ibracon/Portugues/includes/includes.php on line 2
Brasil é o país com o menor índice de retorno de bem-estar à sociedade | IBRACON
IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Notícias > Notícias do Mercado

Sexta-feira, 05 de Julho de 2019

Brasil é o país com o menor índice de retorno de bem-estar à sociedade

Por Redação

Tamanho do Texto: a A

Brasil é o país com o menor índice de retorno de bem-estar à sociedade; pesquisa foi feita com 30 países de maior carga tributária no mundo.

Uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) com os 30 países de maior carga tributária no mundo mostrou que o Brasil tem o menor Índice de Retorno de Bem-Estar à Sociedade (Irbes).

O resultado levou em conta a carga tributária de cada país: o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas, e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que mede desenvolvimento econômico e qualidade de vida da população.

A arrecadação de impostos pelo governo federal vem crescendo nos últimos anos (*veja no gráfico abaixo) e, mesmo assim, a posição do Brasil neste ranking continua a mesma.

Desde que esse estudo começou a ser feito, há oito anos, o Brasil está na 30ª colocação, atrás de países como Uruguai (18º) e Argentina (19º). O Brasil é o país que menos transforma tributos em benefícios. O presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike, explicou por que isso acontece.

"Porque o Brasil tem carga alta. O Brasil é hoje a 15ª maior carga tributária do mundo, e o IDH dele fica lá no número 77, 78, 79 no mundo", afirmou.

Melhores colocados

A Irlanda foi a mais bem colocada pela 2ª vez. O país tem carga tributária de 22,8% menor do que a brasileira, que é de 34,25%. Em 2º lugar, ficou a Austrália, e em 3º a Suíça.

"Lá eu acho que existe efetivamente um investimento na melhoria da qualidade de vida da população, coisa que aqui inexiste", disse Olenike.

Mau exemplo


Em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, pais e alunos de uma escola fizeram um "bolo de aniversário" para lembrar a prefeitura de que eles esperam há um ano que o teto da entrada seja consertado.

Pais e alunos de escola em Piraquara que está com teto caído há um ano fazem 'bolo de aniversário' para protestar.

A administração municipal informou que a obra começará na segunda-feira (8). Enquanto isso, a cobertura está escorada em pilares, de forma improvisada.

Este é apenas um exemplo de que o imposto pago pelos cidadãos não está sendo bem empregado e que a falta de obras e de serviços públicos atinge a população brasileira, confirmando o que a pesquisa do IBPT apontou.

Fonte: Site G1-05/07/2019

Próximos cursos

Fechar [X]

Indicar a um amigo!

Fechar [X]

Enviar a um amigo!


Warning: Unknown: open(/var/lib/php5/sess_d5shihs39juqqg2gvd6vi8fpd20pvbio, O_RDWR) failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php5) in Unknown on line 0