IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Início Loja Virtual TV Ibracon Fale Conosco

Notícias > Ibracon na Mídia

Segunda-feira, 25 de Março de 2019

Aluna de Ciências Contábeis recebe prêmio nacional

Trabalho de conclusão foi vencedor na categoria acadêmica

Tamanho do Texto: a A

O início do mês de março foi de grande alegria para a acadêmica Graziela da Motta. Na sexta-feira, dia 1º, ela ficou sabendo de sua premiação, honraria concedida pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon). O trabalho de conclusão de Graziela foi o vencedor do Prêmio Transparência Universitária e, com isso, a aluna e o seu orientador, o professor Williams Meirelles, ganharam uma viagem técnico-cultural de cinco dias para Londres, onde participarão de eventos e fóruns promovidos pela Internacional Accounting Standards Board (IASB), órgão de abrangência mundial que é responsável pela publicação e atualização das normas internacionais de contabilidade (IFRS).

A monografia, intitulada Reconhecimento da Receita de Contratos com Clientes a partir da vigência da IFRS 15: Percepções dos auditores independentes com relação à adoção da nova norma e os reflexos nas demonstrações financeiras, sob a ótica das divulgações, também receberá espaço de destaque na cerimônia de premiação conduzida pelo Ibracon, durante a abertura da 9ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente, nos dias 10 e 11 de junho, no Teatro Bradesco, em São Paulo.

Segundo Williams, o desenvolvimento da temática do projeto foi um desafio, por se tratar de um assunto vigente modificado no ano passado para os atuantes na área da contabilidade. "A ciência contábil, no Brasil, começou a mudar muito desde a última década. Aqui, nós seguimos a linha internacional, ou seja, tudo que se modifica por lá é passado para nós também. Este trabalho teve muita tempestividade por se tratar de uma coisa muito nova e cercada de muitas dúvidas, até mesmo das empresas, sobre como se adequar a essas modificações", ressaltou.

Além do excelente resultado e visibilidade do trabalho, a biblioteca da Ulbra receberá cinco licenças de uso da edição 2018 do e-book Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRS), publicado pelo Ibracon, considerada ferramenta essencial para os profissionais de Contabilidade e estudantes da área. Ganhar um prêmio desse nível é espetacular, tanto para o acadêmico, como para o curso", comemorou o docente.

Projeção nacional e oportunidade no exterior

Em sua primeira viagem internacional, a aluna Graziela de Motta disse estar ansiosa para desfrutar da oportunidade que terá para vivenciar e conhecer Londres e os profissionais que lá estarão. "Eu era só sorrisos, pois, além do reconhecimento, é uma oportunidade de experiência internacional, uma viagem técnico-cultural para Londres", disse a jovem durante entrevista.

Veja mais trechos da conversa

Como surgiu a ideia de participar do concurso?


Graziela: Bem, inicialmente, quando surgiu a ideia do meu TCC, eu não sabia da existência do prêmio, descobri após a minha banca, quando estava olhando o meu LinkedIn e vi na página do Ibracon.

A construção do projeto foi um desafio?

Graziela: Desenvolver o meu trabalho não foi fácil, mas também não foi nada impossível. Me dediquei muito, assim como fiz para tudo até hoje na minha vida. Os méritos que tive não foram frutos de sorte, pois não acredito muito nisso. Levou um ano para concluir, muitas noites e finais de semana, mas valeu muito pena, até mesmo antes de receber a premiação. Com ela, então, nem sei o que dizer. Eu realmente não esperava ganhar, mas sabíamos que o trabalho estava muito bom. Por ser algo a nível Brasil, nunca pensei que conseguiríamos.

Como surgiu a ideia para o tema do trabalho?

Graziela: O tema do trabalho foi minha ideia inicial desde sempre. Como era um assunto novo no âmbito contábil, uma norma internacional, não havia muitas bibliografias e nem modelos para ter base. No início, seria uma simples análise de divulgação em demonstrações financeiras, depois decidi colocar um questionário com profissionais de auditoria independente, porque eu achava pouco somente a análise. Desde sempre quis que meu trabalho representasse algo que agregasse para mim e, por isso, escolhi esse tema.

Qual foi a sensação ao saber que tinha ganhado o Prêmio Transparência Universitária

Graziela: Quando submeti o trabalho, no último dia do prazo, não imaginava que seria a vencedora. Meu pensamento foi: "não custa tentar". Era algo meio distante de mim e nunca tive muita sorte para competições, pelo menos não aquelas que dependiam de sorte (risos). Dia 1º de março recebi a notícia. Nem acreditei na hora. Li umas três vezes o ofício e verifiquei o e-mail que mandaram para ver se não era uma pegadinha.

Você tem interesse pela vida acadêmica ou gostaria de seguir outra área da contabilidade?

Graziela: Sim, tenho planos de lecionar. Quem sabe em algum curso de graduação. É um plano mais de longo prazo, pois como recém me formei na graduação em Contábeis, ainda preciso fazer uma pós-graduação ou mestrado para agregar ao currículo e estar mais preparada. Tive uma experiência de um dia na Ulbra, como professora, e achei muito legal poder compartilhar o que sei com outras pessoas e também aprender com elas.

Fonte: Site Ulbra - 21/03/2019

 

Próximos cursos

Fechar [X]

Indicar a um amigo!

Fechar [X]

Enviar a um amigo!