IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Início Loja Virtual TV Ibracon Fale Conosco

Notícias > Notícias do Ibracon

Quarta-feira, 29 de Agosto de 2018

Ibracon divulga segunda edição do estudo sobre os Principais Assuntos de Auditoria

PAAs

Tamanho do Texto: a A

O Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil divulga aos seus associados a segunda edição do estudo sobre os Principais Assuntos de Auditoria (PAAs) contemplados no Novo Relatório do Auditor emitido sobre as demonstrações contábeis com exercício findo em 31 de dezembro de 2017. Foram analisados os conteúdos de 564 companhias abertas, incluindo mais de 100 das maiores empresas listadas na bolsa.

O trabalho identificou, por exemplo, dentre outras observações, que os auditores levantaram para esse universo de empresas nada mais, nada menos do que 1.404 PAAs e uma média de 2,49 PAAs por empresa.

As conclusões do estudo foram apresentadas com exclusividade durante a 8ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente do Ibracon realizada nos dias 11 e 12 de junho, em São Paulo, no Painel: Relatórios de Auditoria.

Para assistir ao vídeo do painel, clique aqui.

Para ter acesso ao conteúdo do estudo apresentado, clique aqui.

Primeira edição do estudo

Primeira edição do estudo teve como base os Principais Assuntos de Auditoria (PAAs) contemplados no Novo Relatório do Auditor emitido sobre as demonstrações contábeis com exercício findo em 31 de dezembro de 2016.

Foram analisados os conteúdos de 546 companhias abertas, incluindo mais de 100 das maiores empresas listadas na bolsa.

Do total das companhias, foram identificados 1329 PAAs (média de 2,43 PAA por companhia).  De acordo com o levantamento, 32% dos relatórios de auditoria apresentaram PAA relacionado a Valor Recuperável de Ativos Não Financeiros (“Impairment”), pois o assunto envolve premissas e cálculos que tem algo nível de julgamento. Ao todo, a pesquisa apresenta a análise de 23 tipos diferentes de PAAs.

Para acessar, clique aqui.

Por Comunicação Ibracon
 

Próximos cursos

Fechar [X]

Indicar a um amigo!

Fechar [X]

Enviar a um amigo!