IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Início Loja Virtual TV Ibracon Fale Conosco

Notícias > Notícias do Ibracon

Terça-feira, 12 de Junho de 2018

8ª Conferência do Ibracon começa em São Paulo

Tags:conferencia2018

Papel do auditor na criação de um bom ambiente de negócios, importância da formação continuada e a necessidade de se adequar às novas tecnologias foram temas abordados na Solenidade de Abertura

Tamanho do Texto: a A

Teve início nesta segunda-feira, 11 de junho, a 8ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente do Ibracon - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, no Teatro Bradesco, em São Paulo. Realizado anualmente, o evento é credenciado no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec). Além disso, reúne nomes de destaque no universo da auditoria e da contabilidade do Brasil e do exterior, propiciando um interessante intercâmbio entre profissionais e entidades nacionais e estrangeiras.

O evento contou com o patrocínio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Assurance Traduções Contábeis, Datev, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paul (Sescon-SP) e Trevisan.

“Organizamos a programação com muito critério, convidando palestrantes e debatedores de alto nível e muito conhecimento do mercado. O objetivo é oferecer uma contribuição concreta ao setor, abordando as significativas mudanças que impactam a nossa profissão e temas importantes para o aperfeiçoamento de nossa atividade”, afirmou o presidente do Ibracon, Francisco Sant’Anna, na solenidade de abertura da Conferência. “Esperamos que o consistente conteúdo desta conferência contribua para que vocês enfrentem com êxito os desafios que se colocam à nossa profissão, que não vai acabar! Temos muito a fazer, aqui e em todo o mundo, no contexto da construção de um país e de uma civilização mais transparentes, éticos e íntegros”, assinalou.

Em seu pronunciamento, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Ivânio Breda, destacou o importante papel do auditor no momento que o País atravessa – “corrupção e fraudes afugentam investidores” – e observou que “o efeito preventivo da educação é mais efetivo que a aplicação de penalidades”. Ele também declarou que o desenvolvimento da Contabilidade e da Auditoria Independente está vinculado ao aperfeiçoamento dos profissionais, que precisam estar bem preparados para o novo cenário que se apresenta: “Será o fim da carreira apenas para aqueles que fecharem os olhos à educação continuada e à tecnologia”, disse. “Não há nada mais importante para o mercado de capitais do que a informação de qualidade, por isso dependemos de uma atuação eficiente da auditoria independente”.

A solenidade de abertura teve, ainda, a fala do presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Marcelo Barbosa. Ele ressaltou o bom relacionamento que tem mantido com o Ibracon e lembrou que os auditores têm papel preponderante na criação de um bom ambiente de negócios. “Recursos e investimentos vão aonde eles são bem recebidos”, salientou o presidente da CVM. “Por isso, é fundamental mantermos nossas regras com o mínimo de redundâncias e ineficiências. Nada é mais importante que a informação correta, tempestiva e de qualidade”, concluiu.

Ao final da solenidade de abertura, teve início a premiação simbólica dos vencedores do Prêmio Transparência de Jornalismo e do Prêmio Transparência Universitário 2017.


Por Comunicação Ibracon
Fechar [X]

Indicar a um amigo!

Fechar [X]

Enviar a um amigo!