IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Início Loja Virtual TV Ibracon Fale Conosco

Notícias > Notícias do Mercado

Segunda-feira, 16 de Abril de 2018

Fundo garantidor gera competitividade, diz BC

Por Redação

Tamanho do Texto: a A

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, disse que o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) contribui para aumentar a competitividade bancária pois oferece tratamento igualitário para os depósitos segurados pela entidade.

“Essa ação dá segurança ao poupador de que os recursos estarão garantidos até o limite regulamentar”, afirmou o presidente em evento realizado na última sexta feira (13).

Ilan ressaltou que o FGC reduz o risco de corrida bancária e a ocorrência de resgates antecipados inesperados nos bancos que possam impactar seu fluxo de caixa.

Ele também também observou que a experiência brasileira de enfrentamento da crise de 2008, que não envolveu uso de recursos públicos para resolver problemas do sistema financeiro, demonstra que o desenho atual está adequado para a rede de proteção financeira do Brasil, com fundos garantidores independentes em “estreita articulação” com o BC.

“Entretanto, os arranjos de seguro de depósito devem perseguir sempre a utilização das melhores práticas internacionais”, comentou.

Depósitos

Ao falar do mercado externo de proteção de depósitos, Ilan ressaltou que a prática internacional “contempla diversas formas de organizar a prestação da garantia de depósitos”.

Há casos em que a garantia, a supervisão, e a resolução bancária estão a cargo da mesma entidade. Em outros modelos, a garantia de depósitos convive apenas com a resolução, ficando a supervisão a cargo de uma entidade separada.

O predomínio nos principais países é um regime no qual tal função é desempenhada por entidades dedicadas unicamente a isto. “Os bancos centrais não possuem funções de garantia de depósitos na prática internacional.

Isso, mesmo em vista da ampliação de seus objetivos de manutenção da estabilidade financeira no período pós-crise”, concluiu.


Fonte: Agência Estado - 16/04/2018

Fechar [X]

Indicar a um amigo!

Fechar [X]

Enviar a um amigo!