IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Início Loja Virtual TV Ibracon Fale Conosco

Notícias > Ibracon na Mídia

Terça-feira, 27 de Março de 2018

Nova diretoria do Ibracon 5ª seção regional é empossada

Por Redação

Tamanho do Texto: a A

Na sexta-feira, 23 de março, foi realizada a cerimônia de posse do Conselho de Administração, da Diretoria Nacional e da Diretoria da 5ª Seção Regional do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – Ibracon, para a gestão 2018-2020.

Eduardo Augusto Rocha Pocetti, presidente do Conselho de Administração do Ibracon na gestão 2015-2017 e reeleito para a gestão 2018-2020, deu início à solenidade. O presidente reeleito ressaltou o trabalho de atuação dos conselheiros antecessores e reafirmou o compromisso daqueles que assumem o cargo em lutar contra a responsabilidade ilimitada do auditor independente. “Precisamos fortalecer o relacionamento das Entidades em busca de um Brasil íntegro e desenvolvido”.

O auditor Sérgio Antônio Dias, que presidiu a 5ª Seção Regional do Ibracon na gestão 2015-2017, relembrou o período em que assumiu o cargo, “era um momento difícil no qual a sociedade queria entender o papel do auditor”. Dias, falou sobre o sentimento de orgulho e satisfação em contribuir para a valorização da profissão, observando o crescente número de associados conquistados em sua gestão.

Ao ser empossado no cargo de presidente da 5ª Seção Regional, Carlos Augusto Pires, discorreu sobre os desafios em dar respostas concretas ao momento vivenciado pela Contabilidade e a Auditoria Independente, no qual o impacto das novas tendências e transformações digitais tornam o trabalho mais analítico e consequentemente estratégico para as empresas.

O presidente da Diretoria Nacional do Ibracon na gestão 2015-2017, Idésio da Silva Coelho Júnior, em um discurso emocionante exaltou a importância daqueles que caminharam ao seu lado, e contribuíram de forma significativa para o encerramento de um ciclo vitorioso. “Desejo um mandato pleno de êxito, certo de que meu sucessor fará muito pela profissão e pela sociedade brasileira. O Brasil tem pressa e a sociedade precisa de ética” assegurou.

Durante a cerimônia, o ex-presidente da 5ª Seção Regional do Ibracon, Adelino Dias Pinho, recebeu o Prêmio Destaque Profissional que é outorgado a cada dois anos a uma personalidade que se notabilizou pela dedicação e contribuição com o desenvolvimento da profissão Contábil no Brasil.

Adelino recordou sua trajetória profissional, de 35 anos onde exerceu a atividade de auditor independente, sendo 18 anos como sócio responsável técnico na KPMG. O profissional atua em comitês de auditoria de companhias de capital aberto e no Ibracon possui uma trajetória de mais de 30 anos, como associado e como membro em diversas instâncias.

Edir Sales, vereadora e diretora da Câmara Municipal (PSD-SP), falou sobre a importância da união dos Contadores e Auditores e entregou um Voto de Júbilo à diretoria em homenagem ao trabalho desenvolvido por estes profissionais. Também esteve presente o vereador, José Police Neto (PSD-SP), que reafirmou a necessidade de aproximar os auditores das práticas de controle externos, que vêm sendo colocadas em prática desde o ano passado. “Precisamos resgatar o princípio ético, diferenciar o certo do errado e, quando atuamos no setor público, precisamos deixar cada vez mais nítido para que a sociedade que confie naqueles que fazem certo e dispensem aqueles que não fazem, por isso participar dessa transição com tanto resultado já diferenciado pelos auditores independentes é um motivo de orgulho” garantiu.

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo- CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, falou em nome das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo. “Acredito que a melhor forma de conseguir a transparência e a melhoria das informações contábeis é promovendo a capacitação dos profissionais, o Ibracon é uma das entidades que trabalham pela ampliação da educação continuada contribuindo para a credibilidade das informações prestadas e a Contabilidade como importante ferramenta para o sucesso dos empreendimentos”.

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade- CFC, Zulmir Ivânio Breda, em seu discurso falou sobre a relação entre o Conselho Federal e o Ibracon, que pertencem à mesma profissão e lutam pelas mesmas causas. O papel do Ibracon dentro do CFC tem sido fundamental para a melhoria do ambiente regulatório da profissão.

Para encerrar a solenidade, o novo presidente da Diretoria Nacional do Ibracon, Francisco Sant’Anna, tomou a palavra para expor as propostas de sua gestão, dividindo elas em três pontos: o comportamento, que será sempre focado na busca da conciliação; valores, respeitando a ética, independência, transparência; objetivos, com relação a qualidades dos serviços que prestamos aos associados, trabalhar para elucidar junto ao ministério público e ao mercado como um todo, a importância do entendimento do fim da responsabilidade ilimitada do auditor independente, e a profissão como contribuidora para a boa gestão dos negócios, e a extinção do rodízio das firmas de auditoria.

“Nosso objetivo é contribuir com o Brasil, através de atividades para o bem da cidadania e da ética, temos a obrigação de trabalhar para o nosso País, não existe profissão que prospere em um ambiente em que a sociedade falece” finalizou Sant’Anna.


fonte: Revista Dedução - 26/03/2018

Fechar [X]

Indicar a um amigo!

Fechar [X]

Enviar a um amigo!