IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Início Loja Virtual TV Ibracon Fale Conosco

Notícias > Notícias do Ibracon

Quarta-feira, 21 de Março de 2018

Em sua segunda gestão, a diretora de FAPMP do Ibracon destaca os desafios e oportunidades das FAPMP no Brasil

Bate-Bola

Tamanho do Texto: a A

Reeleita para a sua segunda gestão, a diretora de Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes (FAPMP) do Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, Monica Foerster, em entrevista concedida ao Portal Ibracon, destaca o planejamento na ampliação nas áreas de atuação que já foram desenvolvidas em pilares.

Monica Foerster é contadora, auditora independente e possui 28 anos na profissão. No Instituto, iniciou sua trajetória como diretora na 6ª SR (Gestão 2012/2014). Atualmente também é coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) FAPMP, mantido pelo Ibracon e presidente do Small and Medium Practices Committee (SMPC) da International Federation of Accountants (IFAC).

Confira na íntegra a entrevista da nova diretora de FAPMP dada ao Portal Ibracon:

Quais os seus planos para mais uma gestão à frente da Diretoria de Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes do Ibracon?

Nossos planos envolvem uma ampliação nas áreas de atuação que já desenvolvemos – principalmente em três frentes: (i) na valorização e no posicionamento em prol da profissão e especialmente das FAPMP frente a seus clientes, com especial atenção aos clientes PMEs; (ii) na participação e consideração das FAPMP em discussões técnicas e relativas ao futuro da profissão; e  (iii) no desenvolvimento de materiais técnicos às FAPMP, bem como no treinamento dos materiais técnicos disponíveis para uso na prática dos profissionais de firmas menores.

Como a Sra. vê o mercado atualmente para as FAPMP no Brasil?

O mercado para as FAPMP no Brasil enfrenta uma série de desafios, os quais potencialmente podem se tornar oportunidades. Embora exista uma percepção de aparente redução nas demandas de trabalhos de auditoria e asseguração, há um amplo espaço ainda não explorado para auditorias de empresas menores; além disso, novos serviços, que também podem e devem ser prestados pelas FAPMP considerando sua expertise e capacidade de interação com o cliente, têm apresentado crescimento, tais como trabalhos de revisão e de procedimentos previamente acordados. Em se considerando desafios, as FAPMP enfrentam desafios relativos a diferentes fatores: pressão por menores honorários, concorrência de outras firmas, desafios tecnológicos e de recursos para os trabalhos de auditoria; e daí a importância da integração entre os profissionais, inclusive através do Ibracon, para viabilizar o fortalecimento das firmas menores.

Como o Ibracon pode continuar a contribuir para o desenvolvimento das FAPMP e dos profissionais que nelas atuam?

Através das frentes mencionadas na primeira questão. Atuando em frentes relativas a aspectos técnicos e de mercado, e disponibilizando materiais técnicos e treinamentos que permitam que esses materiais (e outros) sejam utilizados da melhor forma pelos profissionais de FAPMP em seus trabalhos, buscando a máxima qualidade nos trabalhos de auditoria.

Poderia citar alguns avanços vivenciados nos últimos anos e que favoreceram o desenvolvimento e qualificação das FAPMP e seus profissionais?

Atualmente, as FAPMP têm acesso não somente às normas, mas também a guias e treinamentos para a prática da auditoria. Como as normas de auditoria adotadas no Brasil estão em linha com as normas internacionais, isso permite que as FAPMP tenham competitividade para atender a clientes de diferentes perfis com a desejada qualidade e nível técnico. Por exemplo, para citar materiais recentes, temos o Manual para Trabalhos de Auditoria de Menor Complexidade, e a tradução do material disponibilizado pela International Federation of Accountants (IFAC): “Escolhendo o serviço certo – comparando os serviços de auditoria, revisão, compilação e procedimentos previamente acordados”.


Por Comunicação Ibracon

Fechar [X]

Indicar a um amigo!

Fechar [X]

Enviar a um amigo!