IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Início Loja Virtual TV Ibracon Fale Conosco

Notícias > Ibracon na Mídia

Sexta-feira, 02 de Março de 2018

Carlos Augusto Pires: a Contabilidade está em processo de constante mudança

Por Redação

Tamanho do Texto: a A

Com mais de 30 anos de experiência em auditoria, Carlos Augusto Pires é o novo presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - Ibracon 5ª Seção Regional. Bacharel em Administração de Empresas e também em Ciências Contábeis, com vários cursos de especialização no Brasil e no exterior, seu sonho de infância era ser médico ou bombeiro, para salvar o mundo de alguma maneira. Mas a vida lhe reservou outro caminho.

“Quando ingressei no mercado de trabalho, entre os 15 e 16 anos de idade, não tinha muita ideia sobre qual carreira seguir. Iniciei como office-boy em uma empresa de renome naquela época no setor de comércio exterior, a Cotia Trading. Me senti atraído por essa área e resolvi me especializar. Na época, havia poucas universidades que ministravam essa graduação – Comércio Exterior, então iniciei a graduação em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior. No meu segundo ano de faculdade, resolvi mudar de atividade e buscar por uma profissão com um plano de carreira mais claro, foi quando, com 19 anos de idade, conheci e ingressei na KPMG. Me apaixonei pela carreira de auditor independente, e após concluir o bacharelado em Administração de Empresas, cursei Ciências Contábeis”, relata.

Apaixonado pelo que faz, Pires acredita que a Contabilidade está em processo de constante mudança e transformação, o que traz um desafio maior para os Profissionais da Contabilidade. “Penso que os Contadores precisam ter a cabeça aberta para as mudanças que estão alterando o cenário contábil e dos negócios todos os dias. O mundo está em constante evolução e os Contadores precisam estar conectados e perfeitamente alinhados com esses movimentos transformacionais, precisam ter uma linguagem mais dinâmica e muito mais orientada aos negócios e ao mercado, obviamente obedecendo suas diretrizes éticas e profissionais”.

Entidades

A sua participação nas Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo começou porque o profissional percebeu a necessidade de um maior envolvimento com as atividades relacionadas à profissão contábil e também a possibilidade de desenvolver um trabalho em prol e defesa da Contabilidade e da auditoria independente no País. 

Segundo Carlos Augusto Pires, há um plano claro e definido para sua gestão à frente do Ibracon 5ª Seção Regional, já discutido com sua diretoria. Os principais pontos são:

- Educação Profissional Continuada: "devemos continuar com um foco importante na escolha de cursos e treinamentos que atendam, além de nossos associados, aos Contadores responsáveis técnicos pelas demonstrações contábeis. Os treinamentos "in company", ministrados por profissionais do Ibracon nas empresas "clientes" devem continuar sendo uma importante ferramenta de difusão de conhecimento.

- Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes (FAPMP): "temos uma grande preocupação em, cada vez mais, nos aproximar das FAPMP, sejam elas já associadas ou não. O fortalecimento da atividade de auditoria independente passa também pelas Firmas de Auditoria mais fortes e atuantes, independentemente de seu tamanho. 

Os profissionais dos estados abrangidos pela 5ª Seção Regional, além de São Paulo: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná, também representam uma força importante para a profissão e para o Ibracon. Pretendemos nos aproximar institucionalmente dos profissionais nesses estados e também das entidades de classe ali presentes".

- Inclusão, diversidade e jovens profissionais: "penso que temos uma grande oportunidade em ampliarmos nosso escopo e abrangência, além de inserirmos um olhar diferente em nosso dia a dia, ao criarmos um apelo maior e melhores condições para que associados se sintam incluídos e plenamente representados. Portanto, acredito que haja um espaço para olharmos para a inclusão e diversidade de uma maneira mais ampla e "inclusiva" de fato. Os jovens, com sua energia e visão de futuro, fazem parte desse contexto.

- Parcerias e Alianças: "entendo que em um mundo globalizado e praticamente 100% conectado é quase impossível crescermos e nos desenvolvermos sem criarmos parcerias ou alianças com aqueles que detêm determinados ativos ou conhecimentos, importantes para nós, e que demandaria muito esforço - trabalho e dinheiro, para obtê-los sem as parcerias ou alianças. Penso que devemos trabalhar cada vez mais próximos da Academia - Universidades e Faculdades de destaque; aprofundar nossa parceria com entidades representativas da profissão. Acredito ainda que o Instituto precisa estar próximo a outros institutos, empresas, incubadoras ou ainda centros de excelência em transformação e tecnologia para que juntos possamos debater, aprender e evoluir nesse novo momento global".

Além de presidente da 5ª Seção Regional do Ibracon, o auditor também é co-fundador e presidente de uma ONG, que desenvolve, há mais de 15 anos, um projeto social muito bonito e interessante, na comunidade de São Remo, na zone Oeste de São Paulo.

Sua vida familiar é tão próspera quanto a profissional. Casado - e muito bem casado, como gosta de ressaltar - com Catia há 24 anos, é pai de duas filhas – Nathalia, 20 anos e Barbara, 18 anos. Além das meninas, o casal tem ainda duas cachorras – Chiara e Lola.

Para próximos anos, Carlos acredita que a Contabilidade viverá um momento muito desafiador, mas ao mesmo tempo estimulante. “Muitas transformações estão ocorrendo, o que exigirá uma mudança de postura e comportamento do Profissional da Contabilidade, além de dedicação cada vez maior no entendimento do cenário global e das tendências. Penso que a profissão contábil, diferentemente do que se noticiou em algumas mídias especializadas no passado, não deixará de existir, mas será transformada de maneira relevante”.

Fonte: Sindcont-SP - 28/02/2018

 

Fechar [X]

Indicar a um amigo!

Fechar [X]

Enviar a um amigo!