IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Início Loja Virtual TV Ibracon Fale Conosco

Notícias > Notícias do Ibracon

Sexta-feira, 02 de Março de 2018

“Manter a continuidade e o fortalecimento dos trabalhos na área Técnica do Instituto” é um dos principais objetivos da nova Gestão da Diretoria Técnica do Ibracon

Bate-bola

Tamanho do Texto: a A

Reeleito para o cargo de diretor Técnico para Gestão 2018/2020 da Diretoria Nacional do Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, Rogério Hernandez Garcia, destaca em entrevista ao Portal Ibracon a importância de manter a continuidade nos trabalhos e no fortalecimento da profissão.

Contador, Auditor Independente e Administrador de Empresas, Rogério Garcia possui mais de 20 anos de carreira profissional. No Instituto, iniciou sua colaboração participando da Comissão Nacional de Normas Técnicas (CNNT), do Comitê de Normas de Auditoria (CNA) e representando o Ibracon no Grupo de Trabalho (GT) IASB/CPC.

Confira a entrevista do diretor Técnico dada ao Portal Ibracon:

Quais os seus planos para a sua segunda gestão como Diretor Técnico do Ibracon?

É muito importante manter a continuidade e o fortalecimento dos trabalhos na área Técnica do Instituto. Na última gestão tivemos uma agenda intensa em praticamente todos os Grupos de Trabalho (GTs) e esse ritmo deve continuar na segunda gestão, com forte trabalho de interação junto às diversas entidades com as quais a profissão de auditoria independente atua. Sempre há espaço para melhorar, aprender e desenvolver; queremos avaliar o que funcionou bem e o que precisa de refinamento em nossa atuação, ouvindo nossos associados e o público externo.

O Ibracon é considerado uma referência técnica e de grande contribuição ao desenvolvimento da Contabilidade e Auditoria Independente no Brasil. Neste cenário, qual a importância das Comissões/Comitês e dos Grupos de Trabalho mantidos pelo Ibracon? Como são definidos os temas que dão origem a Circulares e Comunicados Técnicos de orientação aos nossos associados e ao mercado em geral?


Com um mercado de capitais, cada vez mais dinâmico e desafiador, as Comissões/Comitês e Grupos de Trabalho são essenciais para direcionarmos de maneira precisa, ponderada e tempestiva os diversos temas que podem influenciar a atuação do profissional de auditoria independente. Nossa agenda considera temas emergentes que necessitam de avaliação pelos grupos e surgem no decorrer da gestão, mas também, avaliamos temas que possam contribuir no suporte aos nossos associados, incluindo as Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes (FAPMP).

Quais os principais temas que estão no radar da área Técnica do Ibracon atualmente?

Continuamos a avaliar os impactos no mercado da adoção de novas normas contábeis que entram em vigor em 2018 e 2019 e que podem ter efeito generalizado em determinados setores. Também estamos acompanhando um movimento crescente de órgãos governamentais e não-governamentais que têm buscado Auditores Independentes para realização de trabalhos de asseguração. Esse movimento é muito importante e demonstra o interesse do mercado em aumentar a transparência nas prestações de contas a sociedade.

Como enxerga o atual momento da profissão de Auditor Independente no Brasil?

Assim como em muitas outras profissões, a tecnologia tem se desenvolvido num ritmo muito acelerado e isso terá impacto relevante na profissão do auditor independente no curto, médio e longo prazo. Tecnologias como blockchain, big data e inteligência artificial estarão em breve no dia-a-dia de muitas empresas e nossa profissão precisa estar preparada para atender novas demandas que surgirem assim como precisaremos reavaliar a forma como executamos nosso trabalho.

O que recomenda aos estudantes e profissionais recém-formados que querem seguir carreira na área de auditoria?

Eu atuo na profissão há mais de 20 anos e, nesse período, vi muitas transformações na regulação, nas ferramentas de trabalho e no mercado em que atuamos. Acredito que se manter atualizado e ter interesse constante em aprender continuarão a serem requerimentos para o profissional de auditoria de sucesso. Nossa profissão tem um dinamismo inerente que demonstra sua resiliência e importância necessárias para contribuir efetivamente com um mercado mais justo, ético e transparente.


Por Comunicação Ibracon

Próximos cursos

Fechar [X]

Indicar a um amigo!

Fechar [X]

Enviar a um amigo!