IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Início Loja Virtual TV Ibracon Fale Conosco

Notícias > Notícias do Ibracon

Terça-feira, 30 de Janeiro de 2018

Difundir cada vez mais a contribuição da contabilidade e auditoria independente à sociedade é um dos objetivos do novo presidente do Ibracon Nacional

Bate-Bola

Tamanho do Texto: a A

Francisco Maldonado Sant’Anna, presidente eleito da Diretoria Nacional do Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil para a Gestão 2018/2020 concede entrevista para o Portal Ibracon e fala um pouco de seus projetos para a sua gestão e do compromisso da nova diretoria do Ibracon em dar continuidade aos trabalhos iniciados.

Sant’Anna atua como Auditor Independente há mais de 35 anos, com enfoque em auditoria de instituições financeiras, tendo inclusive, atuado nos EUA.

Também foi oi membro do Grupo de Trabalho (GT) Instituições Financeiras do Ibracon e atuou como diretor de Comunicação da Diretoria Nacional por duas Gestões: 2012/2014 e 2015/2017.

Confira a entrevista do presidente eleito dada ao Portal Ibracon:

Quais serão suas ações frente à presidência da Diretoria Nacional?

Minhas prioridades estão concentradas nos seguintes principais objetivos: sempre melhorar a qualidade no atendimento técnico aos associados; continuar aumentando nosso quadro de associados, incrementando assim a associação das Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes (FAPMP); intensificar o atual compromisso e atuação em relação à aproximação do Instituto com os reguladores em geral; manter um comportamento aberto em relação à mídia, para difundir cada vez mais a contribuição à sociedade da contabilidade e auditoria independente; e continuar trabalhando arduamente pelo fim da responsabilidade ilimitada atribuída aos auditores independentes.

Na sua visão, quais serão os principais desafios para a Gestão?

Meu principal desafio é trabalhar para eliminar a atual responsabilidade ilimitada atribuída aos auditores independentes, e também sempre deixar claro que a responsabilidade numa entidade pelas decisões de negócios e pela implementação de controles é sempre de sua administração, e por consequência não se pode atribuir aos auditores independentes a responsabilidade por fraudes.

Comente um pouco sobre as principais conquistas e desafios na profissão.

A profissão de auditor independente traz grandes desafios para o profissional, como, por exemplo, desenvolver a capacidade de executar multitarefas ao mesmo tempo, o desenvolvimento de senso crítico, a necessidade de transmitir conhecimento aos mais jovens, o amadurecimento precoce e a necessidade de se manter atualizado constantemente, independente de seu cargo ou experiência. Por outro lado vem a conquista por ter optado por uma profissão que me creditou conhecimento, credibilidade e reputação do mercado.

O que recomenda aos estudantes e profissionais recém-formados que querem seguir carreira na área de auditoria independente?

Antes de aconselhar eu as parabenizaria pela inteligente escolha. Uma profissão considerada de interesse público, extremamente técnica e que exige constante atualização só poderá gerar um profissional extremamente respeitado e remunerado.  Aconselho muito estudo e dedicação numa carreira em que a maioria somente ascende como se faz em uma escada, olhando e andando para frente e para cima.


Por Comunicação Ibracon

Fechar [X]

Indicar a um amigo!

Fechar [X]

Enviar a um amigo!