IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Início Loja Virtual TV Ibracon Fale Conosco

Notícias > Notícias do Mercado

Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2014

Índice de sustentabilidade rende o dobro do Ibovespa

Por Sérgio Tauhata

Tamanho do Texto: a A

Uma década atrás temas ligados à sustentabilidade nos negócios, como governança e boas práticas sociais, ambientais e econômicas, soavam mais como uma "lista de desejos" do que prática corrente ou mesmo interesse genuíno por parte das companhias, lembra Sandra Guerra, presidente do conselho de administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Mas, mesmo nesse ambiente de baixa ressonância entre as empresas, vozes pioneiras elevaram o tom das discussões até atingir um novo nível.

Foi assim que, em novembro de 2005, a BM&FBovespa lançou o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). "Naquele contexto de mercado era difícil a percepção de valor [pelos participantes da bolsa], difícil esclarecer as empresas sobre as dimensões da sustentabilidade", conta. Sandra vê como uma espécie de "evangelização" o trabalho feito naquele período. "Era uma fase de pregar [ao mercado] para explicar o porquê de se dar ao trabalho de criar uma metodologia dessas."

Com o passar dos anos, o ISE se consolidou e seu histórico comprova o acerto da visão inicial. "A gente tem de bater no peito e falar que temos um índice maduro, com dez anos", afirma Sonia Favaretto, presidente do conselho deliberativo do ISE.
 
http://www.valor.com.br/financas/3810022/indice-de-sustentabilidade-rende-o-dobro-do-ibovespa
 
 
Fonte: Jornal Valor Econômico-10/12/2014
Fechar [X]

Indicar a um amigo!

Fechar [X]

Enviar a um amigo!