IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Início Loja Virtual TV Ibracon Fale Conosco

Notícias > Notícias do Ibracon

Quinta-feira, 27 de Novembro de 2014

Bm&FBovespa divulga a 10ª carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial

O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) foi criado em dezembro de 2005, com o objetivo de atuar como indutor de boas práticas no meio empresarial brasileiro

Tamanho do Texto: a A

A BM&FBOVESPA anunciou nesta quarta-feira, 26, a décima carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), que irá vigorar de 5 de janeiro de 2015 a 2 de janeiro de 2016. A nova carteira reúne 51 ações de 40 companhias. Elas representam 19 setores, um a mais que em 2014, e somam R$ 1,22 trilhão em valor de mercado, o equivalente a 49,87% do total do valor das companhias com ações negociadas na BM&FBOVESPA com base no fechamento de 24/11/2014 (no ano anterior, somavam R$ 1,14 trilhão em valor de mercado, o equivalente a 47,16% do total – com base no fechamento de 26/11/2013).

Das 40 empresas selecionadas, quatro são novas: JSL, B2W DIGITAL, LOJAS AMERICANAS e LOJAS RENNER, as três últimas responsáveis pelo ingresso do setor “Comércio” ao ISE. O aumento no número de setores amplia a atratividade para o investidor, pela maior diversificação, e também demonstra que o movimento de Sustentabilidade ganha maturidade ao estender o seu alcance setorial.

A décima carteira do ISE também traz expressivo aumento da transparência por parte das companhias. O número de empresas que autorizaram a abertura das respostas do questionário saltou de 22 para 34 e agora representa 85% do total da nova carteira. No ano passado, representava 55%. 

Sobre o ISE

O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) foi criado em dezembro de 2005, com o objetivo de atuar como indutor de boas práticas no meio empresarial brasileiro e ser uma referência para o investimento socialmente responsável.
O ISE reflete o retorno médio de uma carteira teórica de ações de empresas de capital aberto e listadas na BM&FBOVESPA com as melhores práticas em sustentabilidade.

Seu desenho metodológico é de responsabilidade do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da FGV-EAESP e tem por base um questionário com sete dimensões: Ambiental, Social, Econômico-Financeira, Governança Corporativa, Geral, Natureza do Produto e Mudanças Climáticas. 

O mais alto nível de governança do ISE é o Conselho Deliberativo do ISE (CISE), presidido pela BM&FBOVESPA, e composto por mais 10 entidades, tais como: Ibracon; Abrapp; Apimec; Anbima; GIFE; IBGC; IFC; Instituto Ethos de Empresas; PNUMA e Ministério do Meio Ambiente.

Fonte: BM&FBOVESPA
 
 
Por Comunicação Ibracon
Fechar [X]

Indicar a um amigo!

Fechar [X]

Enviar a um amigo!