IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Início Loja Virtual TV Ibracon Fale Conosco

Projeto BID

O Projeto

Concluído em 2016, o Projeto de Harmonização das Normas Internacionais de Contabilidade e Auditoria, Projeto BID, como é chamado, tratou-se de uma iniciativa para contribuir com o processo brasileiro de convergência às normas internacionais de contabilidade e auditoria. Este processo de convergência às normas emitidas pelo International Accounting Standards Board (Iasb) e pela International Federation of Accountants (Ifac) começou no Brasil em 2006, com o Ibracon,  o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Atualmente, mais de 10 anos após o início, as normas internacionais já são uma realidade para inúmeras companhias do País, mas ainda há o grande desafio de preparar as demais empresas e seus profissionais para a adoção.

Para alcançar os objetivos, o Projeto contemplou três componentes: (i) Plano de Convergência; (ii) Programa de Educação; e (iii) Difusão.

Responsáveis pelo Projeto

O projeto, que contou com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), teve o Ibracon como executor. Como coexecutor apresentou a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), além do apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e outras entidades parceiras.

Frentes de atuação

O Projeto englobou ações em 3 componentes:

Componente I – Plano de Convergência: com o objetivo de apoiar a elaboração e implantação de um plano de convergência das normas contábeis e de auditoria brasileiras com as normas internacionais incluindo PME.

Componente II– Programa de Capacitação On-line: realização de um curso gratuito de capacitação à distância a respeito das normas internacionais de contabilidade (IFRS) e das normas internacionais de auditoria independente (ISA) para professores de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o Brasil.

Componente III– Difusão: apoiar a preparação de um programa de disseminação de informação que envolva a definição e implantação de estratégias para os diferentes públicos quanto à importância de implantar no Brasil as práticas contábeis e de auditoria convergentes aos padrões internacionais.

Mais informações: acesse a edição especial da Revista Transparência do Ibracon que aborda a trajetória brasileira de 2005 a 2015 no processo de convergência às normas internacionais de contabilidade e auditoria.

Fechar [X]

Indicar a um amigo!