IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Institucional Regional

A 5ª Seção Regional do Ibracon abrange os Estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e foi constituída em 27 de janeiro de 1972, juntamente com outras cinco regionais com sedes em Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

A região Sudeste concentra, desde aquela época, um significativo número de auditores independentes em atividade, principalmente em São Paulo. Ao final de 2011, os Estados que compõem a 5ª Seção Regional registravam no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) 1.341 profissionais, diante de 2.366 auditores cadastrados no Brasil. Para atendê-los, no sentido de oferecer capacitação e atualização, a 5ª Seção Regional realiza cursos, palestras e seminários que juntos foram assistidos por 4.275 participantes ao longo de 2010. Por conta disso, a 5ª Seção Regional acaba se tornando uma das regionais mais representativas.

A estruturação da Regional em Câmaras: de Auditores Independentes, de Contadores e de Governança Corporativa, garante organização dos associados em torno dos debates relevantes ao desenvolvimento da profissão, conforme o perfil do tema a ser tratado. Desta forma, questões pertinentes a cada uma das áreas de atuação das Câmaras são levadas a fóruns abertos onde há espaço para troca de informações entre membros do Ibracon e os participantes dessas reuniões.
Esses espaços de debates são ampliados à medida que a Regional recebe convite para participar de atividades realizadas fora do Instituto. Atualmente, o Ibracon tem representação na Comissão de Educação Continuada do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRC-SP), na qual se discute, sob uma visão macro, a questão da capacitação profissional que exerce grande influência na rotina dos profissionais.

Ainda com relação à Educação, a 5ª Seção Regional planeja e coordena, por meio de sua equipe de Desenvolvimento Profissional, os temas dos treinamentos e os escopos a serem trabalhados em cada um deles durante o ano. A 5ª Seção regional do Ibracon é, também, uma das organizadoras e patrocinadoras da Convenção dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Convecon), um dos mais importantes eventos para formação e informação dos profissionais. Tudo isto sempre considerando as exigências do mercado, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e dos órgãos reguladores tais como CVM, Banco Central, Susep, além dos anseios dos contadores e auditores independentes, sejam eles de grandes ou pequenas empresas.

Clique aqui e conheça a composição de todas as diretorias da 5ª Seção Regional

 

Fechar [X]

Indicar a um amigo!