IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Início Loja Virtual TV Ibracon Fale Conosco

Instituições Financeiras

O GT Instituições Financeiras tem por objetivo reunir os auditores independentes e profissionais de contabilidade associados do Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, com experiência em instituição financeira, para debater assuntos que sejam de interesse da profissão em relação às Instituições Financeiras que são reguladas pelo Banco Central do Brasil (BCB).

Podem participar do GT todos os associados que estejam em situação regular com o Ibracon, e que desenvolvam trabalhos em instituições financeiras.
Os temas para discussão no grupo são definidos em uma pauta anual e são de interesses dos profissionais da Contabilidade e da Auditoria Independente. A convergência das normas brasileiras de contabilidade às normas internacionais (IFRS), tem merecido destaque, pois afeta as instituições financeiras.

O GT Instituições Financeiras procura manter contato frequente com os órgãos reguladores, principalmente o Bacen e, no caso dos fundos de investimento, com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O GT tem uma pauta de discussões elaborada de acordo com as necessidades do ambiente regulatório. Quando há demandas específicas ou necessidades geradas pelo mercado, que sejam de competência do Grupo, a discussão é realizada, sempre em consonância com os demais órgãos da Diretoria Técnica do Instituto.
Representantes do Bacen (normas e fiscalização) são convidados a participar periodicamente das reuniões. Os temas tratados no GT Instituições Financeiras objetivam levar ao consenso entre membros do grupo, uniformizando o entendimento.

Quando é requerida a emissão de um documento contendo um posicionamento formal do Instituto e orientações aos auditores independentes, o GT submete proposta de documento que é encaminhada à Diretoria Técnica que, se aplicável, a submete à Comissão Nacional de Normas Técnicas (CNNT), para o encaminhamento dentro do rito próprio do Ibracon.
 

Fechar [X]

Indicar a um amigo!