IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Início Loja Virtual TV Ibracon Fale Conosco

Comitê de Normas de Auditoria

O Comitê de Normas de Auditoria (CNA) tem por objetivo acompanhar "pari passu" o desenvolvimento das normas e demais documentos elaborados pela IFAC (Federação Internacional de Contadores), desde a apresentação de minutas para audiência pública (exposure drafts) até a emissão final das normas internacionais de auditoria (ISAs), de revisão (ISREs), de trabalhos de asseguração sobre informações não históricas (ISAEs) e de serviços correlatos (ISRSs), assim como outros documentos de interesse da profissão no Brasil como os procedimentos ilustrativos (IAPNs).

Esses documentos uma vez emitidos em forma final pela IFAC são traduzidos para o português e analisados pelo grupo do CNA. O documento aprovado pelo CNA passa pelo crivo da Comissão Nacional de Normas Técnicas (CNNT) e Diretoria Técnica do Ibracon, que envia ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para audiência pública e aprovação final em plenário, dando origem aos documentos equivalentes no Brasil (NBC TAs,  NBC TRs, NBC TOs e NBC TSC).

O CNA, que na prática funciona como um "braço" da CNNT tem também sob sua responsabilidade a elaboração de Comunicados Técnicos (CTs) com  orientações aos membros associados do Instituto em matérias relacionadas com auditoria de demonstrações financeiras e demais serviços realizados pelos auditores independentes. Esses CTs passam por processo similar de aprovação e emissão final pelo CFC.
 

Fechar [X]

Indicar a um amigo!