IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Início Loja Virtual TV Ibracon Fale Conosco

Previdência Privada

O Grupo de Trabalho Previdência Privada tem por objetivo reunir os auditores externos de entidades de previdência privada e participantes do mercado bem como para discussão de assuntos que impactam de forma direta ou indireta as atividades das entidades, práticas contábeis e de auditoria.

Podem participar deste Grupo de Trabalho os filiados ao Ibracon que tenham conhecimento específico e que atuem na área. Para participar, o candidato deve fazer uma solicitação à Diretoria Nacional e, se aprovado, passa a se dedicar às atividades do GT. O grupo conta, também, com convidados de mercado, tais como gestores de entidades, representantes de entidades de classe, representantes dos órgãos reguladores, etc.

Os temas discutidos são propostos pelos membros do GT e convidados, dentro de uma programação anual, estabelecida no início do ano. Porém, podem haver demandas provocadas por necessidades do mercado, tais como novas regulamentações expedidas pelo órgão regulador que tragam impacto operacional, contábil e/ou de auditoria às entidades.

Com base em discussões entre os auditores e convidados sobre temas relevantes às operações das entidades de previdência privada, o GT tem como missão a prestação de auxílio no esclarecimento de assuntos relevantes, relacionados, principalmente, às práticas contábeis e de auditoria aplicáveis às entidades de previdência privada, bem como sugerir a emissão de comunicados técnicos para orientação aos auditores no Brasil e dar suporte ao Ibracon na elaboração desses comunicados.

Quando o Grupo de Trabalho, por meio de seus representantes, chegam a um consenso sobre um determinado tema, este é enviado, por meio de uma minuta de documento, à Diretoria Técnica, que pode levar para discussão na Comissão Nacional de Normas Técnicas (CNNT), para avaliação da necessidade da emissão de orientações ao mercado, discutindo e, se necessário, aprimorando a minuta enviada pelo GT Previdência Privada.

Caso o tema seja aprovado pela Diretoria Nacional, o Instituto emite um Comunicado Técnico ao mercado, a fim de orientar os auditores independentes no Brasil sobre os procedimentos e/ou relatórios a serem emitidos para um assunto específico.
 

Fechar [X]

Indicar a um amigo!