IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil IBRACON - Instituto dos auditores independentes do Brasil

Início Loja Virtual TV Ibracon Fale Conosco

Comissão Nacional de Normas Técnicas

A Comissão Nacional de Normas Técnicas (CNNT) tem o objetivo de ser o principal órgão de discussão técnica do Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, a partir de uma agenda/lista de temas predefinidos junto à Diretoria Nacional do Ibracon, sempre com vistas às necessidades da profissão e do mercado.

A CNNT é assessorada por dois comitês: Comitê de Normas de Contabilidade (CNC) e o Comitê de Normas de Auditoria (CNA). A intenção é proporcionar uma relevante contribuição à contabilidade e à auditoria independente, além de auxiliar os órgãos reguladores da profissão e do mercado em suas tomadas de decisões.

Participam da CNNT profissionais que são sócios de firmas de auditoria independente ou representantes de órgãos oficiais, cujo nível de experiência permite adequado processo de discussão técnica da matéria.

A pauta de temas a serem abordados é elaborada anualmente. Porém, é alterada com as demandas emergentes encaminhadas. A CNNT tem tido papel relevante na convergência das normas brasileiras de contabilidade e das normas brasileiras de auditoria independente às normas internacionais emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB) e pela Federação Internacional dos Contadores (IFAC, na sigla em inglês).

Quando o tema em discussão necessita, a CNNT pode encaminhá-lo para o CNC, CNA ou Grupos de Trabalho (GTs), para um aprofundamento específico. Quando a discussão ocorre no âmbito da CNNT, em geral, um profissional da comissão é nomeado relator, para trabalhar no projeto e preparar a minuta, que é debatida pelos membros da Comissão.

Chegando ao consenso dos temas discutidos, os documentos finais são encaminhados à Diretoria Técnica. Depois de aprovados pela Diretoria Nacional, são emitidas orientações aos auditores independentes e enviadas por meio de documentos oficiais do Ibracon para os órgãos reguladores da profissão ou do mercado, que sejam pertinentes.
 

Fechar [X]

Indicar a um amigo!