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Terça-feira, 21 de Março de 2017

Desafios e Oportunidades da Auditoria Independente em Pequenas e Médias Empresas (PMEs)

Por Monica Foerster

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As empresas usualmente têm por propósito não só sua sobrevivência, mas também a expansão de seus negócios. Esta expansão – que pode se referir ao tamanho, mas também à diversidade de áreas de atuação e ampliação do local de atuação, gera um crescimento nos negócios e é parte relevante no desenvolvimento de novos negócios e novos produtos.

Além disso, ao longo do tempo, muitas empresas buscaram a ampliação de seus mercados, não só em âmbito local, mas internacional. Nos últimos anos, em decorrência da globalização, ficou evidenciada uma mudança no perfil destas empresas, com o incremento de empresas pequenas e médias que também buscam uma maior participação ativa no mercado internacional.

Dentro deste cenário, os desafios às empresas pequenas e médias tornaram-se um aspecto crucial à economia de diferentes países, dado seu papel chave na geração de emprego e renda – em diferentes regiões do mundo, as PMEs chegam a representar 97% das empresas e até 70% da força de trabalho.

Todavia, ainda se verifica a necessidade de suporte a essas PMEs, para fazerem frente às necessidades e desafios exponencialmente crescentes que elas enfrentam. O entendimento do mercado no qual as empresas pequenas e médias estão inseridas, a capacidade de fazer frente à concorrência e a necessidade de adequados controles internos para uma gestão consistente e efetiva são ainda mais difíceis, em decorrência da limitação de recursos – materiais, humanos e tecnológicos – à disposição das empresas menores.

Segundo resultados preliminares da pesquisa efetuada em 2016 pela IFAC – a “IFAC Global SMP Survey”, fica evidenciado que dentre os desafios de maior representatividade às PMEs encontram-se a manutenção de recursos humanos adequados, a necessidade de diferenciação frente à concorrência e a necessidade de compliance às leis e regulamentos existentes.

Dessa forma, as PME que mantiverem a escrituração contábil adequadamente preparada, de acordo com as normas internacionais, poderão utilizar as informações daí geradas para a gestão consistente de seus negócios, focando nos pontos de relevância para a competitividade e o crescimento, mesmo em período de crises.

Isso considerado, a auditoria tem papel chave de suporte a essas empresas pequenas e médias. A auditoria permite à empresa uma asseguração razoável sobre as demonstrações contábeis, demonstrando um adequado nível de transparência e uniformidade técnica no registro de suas transações– e um entendimento efetivo da estrutura e controles internos mantidos pela Empresa, permitindo a esta focar em potenciais melhorias.

Além disso, as PMEs que mantenham auditoria – mesmo que não sejam obrigadas por lei –, têm oportunidades mais consistentes de posicionamento no mercado, aumentando a capacidade competitiva, inclusive em operações de aquisição, de incorporação. A auditoria também tende a facilitar o acesso a financiamentos para estímulo ao negócio, além de facilitar o ingresso e a manutenção dessas empresas no ambiente globalizado.

Uma especial menção se refere ao aumento na participação feminina no mercado de trabalho de contabilidade e auditoria. Como exemplo, no Brasil, segundo informações do Conselho Federal de Contabilidade, as mulheres chegam a representar entre 42% e 49% dos profissionais dependendo da região. O trabalho de profissionais mulheres tem agregado significativo valor no suporte às empresas pequenas e médias, em decorrência de seu perfil diferenciado, que equilibra alta capacidade técnica e foco detalhado com uma visão mais holística das empresas e seus controles, e do mercado.

Monica Foerster is the SMP (Small and Medium Practices) Director at Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil and Chair of the SMP Committee of the International Federation of Accountants (IFAC).
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